Qual quantidade de uva passa posso comer por dia? Aprenda a não exagerar

O ideal é consumir apenas 1 colher de sopa de uvas passas por dia para controlar bem a quantidade de açúcares e calorias ingeridos
O ideal é consumir apenas 1 colher de sopa de uvas passas por dia para controlar bem a quantidade de açúcares e calorias ingeridos

Versáteis, práticas e ricas em nutrientes, as frutas secas são ótimas para incrementar iogurtes, bolos, panetones e funcionam como lanche rápido (fácil de levar na bolsa). Mas você sabia que elas não podem ser consumidas diariamente em grande quantidade? Isso porque, durante o processo de desidratação, as frutas perdem líquido e apresentam uma quantidade mais concentrada de fibras, calorias e outros nutrientes. Você já se perguntou, por exemplo, quantas uvas passas posso comer por dia? Aqui, nós separamos dicas de como consumir o alimento de forma moderada. Confira!

Afinal, uva passa faz bem para a saúde?

Antes de tudo, é importante destacar que a uva passa - assim como outras frutas desidratadas -, pode trazer uma série de benefícios para o organismo. Isso porque ela é rica em fibras alimentares, ferro, potássio e flavonoides que melhoram o funcionamento do intestino, fortalecem a imunidade e a saúde do coração. Outro diferencial da uva passa é que ela fornece uma boa quantidade de boro - mineral que ajuda a prevenir osteoporose e a fortalecer os ossos, pois aumenta a absorção de cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D pelo organismo.

Quantas uvas passas posso comer por dia?

Para controlar bem a quantidade de calorias e açúcares ingeridos, o mais indicado é consumir apenas 1 colher de sopa de uvas passas por dia. Um ponto curioso é que, em comparação com a fruta comum (in natura), a desidratada tende a apresentar uma concentração três vezes maior de nutrientes. A uva comum, por exemplo, tem 69 kcal e 0,9 g de fibras alimentares, enquanto a passa apresenta 299 kcal e 3,7g de fibras.

Ou seja, por mais que tenha uma carga generosa de nutrientes, a uva passa também tem uma concentração muito maior de açúcares e calorias. Por isso, é muito importante evitar exageros no seu consumo. Caso seja ingerida de forma excessiva, a fruta seca pode promover um maior ganho de peso e causar possíveis problemas circulatórios a longo prazo. Para evitar esse tipo de problema, lembre-se de consultar sempre um nutricionista para montar uma dieta equilibrada, ok?

Como consumir uva passa no dia a dia?

Além de consumir as uvas passas como aperitivo, junto com um mix de frutas secas, sementes e castanhas, uma boa dica é usá-las para incrementar o iogurte no café da manhã. Assim, você aumenta a saciedade e inclui mais nutrientes na dieta. Lembre-se apenas de usar apenas 1 colher de sopa do alimento, ok? Outra dica interessante é preparar receitas de arroz com uva passa ou usá-la na confecção de pães, bolos e panetones caseiros.

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