Qual o melhor horário para correr? Personal dá dicas para aproveitar o exercício

O melhor horário para correr, de acordo com estudos, é do meio para o fim da manhã (9h ou 10h) ou no final da tarde (16h ou 17h). Mas lembre que o importante mesmo é não deixar de praticar um exercício, independente do horário!
O melhor horário para correr, de acordo com estudos, é do meio para o fim da manhã (9h ou 10h) ou no final da tarde (16h ou 17h). Mas lembre que o importante mesmo é não deixar de praticar um exercício, independente do horário!
Marcelo Melo

Consultor:

Marcelo Melo

Formado em Educação Física (CREF/RJ 10265) pela Universidade Estácio de Sá, atualmente é proprietário de um estúdio de pilates

Você já se perguntou se existe um horário certo para correr? Na maioria das vezes as pessoas encaixam o exercício físico em lacunas da rotina, e isso realmente faz todo sentido! Afinal, o importante mesmo é não deixar de praticar uma atividade no dia a dia (mesmo que não seja no horário mais recomendado). Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com o personal trainer Marcelo Melo, que esclareceu vários pontos sobre os melhores horários de corrida. Confira!

Uma boa dica é correr do meio para o final da manhã ou no fim da tarde

Ter uma rotina regrada de exercícios é fundamental para o funcionamento do corpo, sabia? A prática da corrida, por exemplo, ajuda a melhorar o condicionamento físico, o nível de colesterol, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fora que também combate problemas como ansiedade, estresse e garante uma maior sensação de bem-estar.

Se você está pensando em começar a correr, a boa notícia é que existem vários horários apropriados para isso. De acordo com o personal trainer Marcelo Melo, alguns estudos apontam horários "ideais" para a corrida, mas o importante mesmo é se dedicar e não abdicar do exercício.

"Existem estudos que mostram horários do dia que são melhores para a prática da corrida. Estudos estes que levam em conta fatores particulares, musculares e hormonais - ou seja, fatores fisiológicos. Os mais indicados, de um modo geral, são os horários do meio para o final da manhã (9h ou 10h) ou final da tarde (16h ou 17h)", explica Marcelo.

'O importante é praticar com frequência, mesmo não sendo em horários específicos'

Se a ideia é praticar corrida com frequência, é fundamental tomar alguns cuidados com o corpo. O alongamento, por exemplo, melhora a flexibilidade corporal e ameniza possíveis dores musculares. Por isso, o ideal é que você alongue bem o corpo tanto antes quanto depois do exercício. Com relação ao horário, o personal recomenda incluir a atividade na sua rotina (levando em conta outros afazeres).

"Na verdade, diria que o melhor horário para praticar a corrida seria aquele em que temos tempo livre. Basta identificar os horários que você pode correr e fazer disso um hábito. O importante é praticar com frequência, mesmo não sendo em horários específicos", explica o personal.

"Também é importante se preparar para tal prática, com a ajuda de um profissional de Educação Física e também de um médico para exames comprobatórios de aptidão física. Haverá uma adaptação fisiológica e logo a pessoa se acostuma e não irá sentir tanto. Mas temos que lembrar dos cuidados antes e depois das corridas", complementa.

Para criar uma rotina de exercícios, também é necessário ter força de vontade, né? O personal trainer dá dicas ótimas para praticar atividades de forma saudável: "Para funcionar, temos que ter um objetivo, foco e determinação. Existem pessoas que começam a correr por orientação médica (saúde) e outras por simples condicionamento físico/ estético. A dica é não desistir, pois no começo será desconfortável, mas logo será prazeroso. Comece com uma caminhada, crie um hábito e logo conseguirá correr, mas se prepare bem para tal prática", finaliza Marcelo.

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