Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual esporte mais combina com você? Descubra a atividade ideal para a sua vida!
Movimente-se 26/04/2017

Qual esporte mais combina com você? Descubra a atividade ideal para a sua vida!

Academia, jogos e competições, esportes radicais… Você sabe qual exercício físico combina mais com você? Com tantas opções e modalidades, muitas vezes fica difícil escolher a melhor alternativa para incluir um hobby esportivo em nossa rotina! Por isso, é importante levantar algumas questões fundamentais na hora dessa decisão, principalmente levando em consideração e adequando as individualidades, interesses e possibilidades de cada prática. Veja alguns pontos!

Vôlei, futebol, natação… Praticar atividades ao ar livre, na praia, dentro do mar ou apenas manter a forma malhando nas academias? Primeiramente, antes mesmo de analisar esporte por esporte, é preciso considerar a sua real disposição para transformar o exercício em uma rotina prazerosa e de lazer. Todas as atividades devem se encaixar e adaptar à sua personalidade e, claro, disponibilidade.

Segunda a professora de Educação Física Laura de Castro Garay, essa disposição é baseada na experiência de vida do praticante diante às atividades já feitas anteriormente, no reforço em cuidar da saúde e, inclusive, do apoio familiar, além das facilidades e acessibilidade para aderir algum tipo de exercício físico na rotina:

“O mais importante para se manter ativo fisicamente é escolher o esporte ou a atividade física que combine com você, para isso alguns aspectos devem ser priorizados. Lembrar da época da escola ajuda a reviver aspectos positivos, se você gostava de jogar futebol, basquete ou vôlei, isso poderá ajudar na escolha, pois o prazer e a motivação são fundamentais”, analisa a profissional destacando alguns ponto importantes na hora da escolha. Confira:

Como escolher a melhor atividade física? 7 dicas importantes!

1 – Leve a acessibilidade em consideração: Antes de escolher a sua prática, veja se ela encaixa em toda a sua rotina. Quando conseguimos incluir a atividade que gostamos nos nossos horários, a frequência aumenta, proporcionando benefícios para a saúde de forma mais eficaz.

2 – Prepare o seu corpo para a atividade: Se está parado há algum tempo e vai optar por um esporte, faça uma preparação física para evitar lesão ou um cansaço excessivo nos meses iniciais, afinal, o cansaço e as dores podem desestimular a sua prática. “Um aspecto importante neste momento inicial é reforçar o hábito do exercício, pois os benefícios só virão depois de se adquirir os hábitos”

3 – Escolha um grupo de praticantes que você se identifique: Segundo a professora, normalmente adolescentes praticam na parte da tarde e adultos de manhã cedo ou mais para o final do dia e noite. Embora isso não seja uma regra, muitas pessoas se sentem incomodados quando são jovens e estão entre os mais velhos ou vice e versa.

4 – Procure prazer na atividade escolhida: Além de pensar na praticidade e na acessibilidade, leve em consideração o seu amor pela prática, isso irá te incentivar a ir todos os dias, mesmo quando houver empecilhos ou desânimo.

5 – Dê preferência por uma atividade que te tire do padrão: Se você trabalha o dia todo em local fechado, por exemplo, uma atividade ao ar livre favorece na motivação e bem-estar. “Quanto maior o espaço neste caso melhor vai ser sua adaptação, pois sentir-se “sufocado” em lugares apertados talvez não seja o ideal neste caso”, indica a profissional.

6 – Conheça o seu corpo: Saiba os limites do seu corpo, analise a sua rotina e as reais necessidades dele. O que ele precisa? Descanso, relaxamento, agitação, boa forma… Assim, pode ser mais fácil ser direcionado para uma atividade.

7 – Procure ajuda profissional: Um teste de aptidão física também aponta o seu nível de condicionamento e pode orientá-lo nesta escolha: “O corpo em movimento apresenta diferentes formas de atuação e de aptidão muscular, aeróbica, de amplitude de movimento e formas corporais”, explica Laura.

* A professora Laura Castro de Garay é CAO na goTeach – Instituição Educacional de Cursos de Educação Física e PhD. em Biodinâmica do Movimento e Desporto (UNICAMP/Portugal).