Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Movimente-se 29/11/2019

Qual a postura correta para trabalhar sentado? Veja dicas e dê adeus à dor

Se você trabalha sentado (de frente para o computador, por exemplo) é possível que já tenha sentido dores nas costas, ombros, pescoço e até mesmo nos braços – principalmente quando fica horas na mesma posição! Isso ocorre, geralmente, quando ficamos tortos na cadeira e não nos preocupamos com a postura do nosso corpo.

Para que você não corra o risco de ficar com dores – e até acabar desenvolvendo problemas mais graves, como tendinite -, nós separamos dicas de como manter uma boa postura no trabalho. Confira!

Mantenha as costas eretas e tente não cruzar as pernas

Para evitar dores na coluna, um dos pontos mais importantes é manter as costas eretas enquanto trabalha. O ideal é que você tenha uma boa cadeira e tente sempre manter o pescoço alinhado com as costas – nunca inclinado para trás ou para frente. Pode parecer difícil no início, mas uma vez que você cria esse hábito fica bem simples!

Outra dica importante – mas que muita gente não sabe – é tentar deixar as pernas retas, com os pés no chão em vez de cruzados. Algumas pessoas têm a mania de colocar a perna para o alto, o que acaba gerando uma má postura nas costas, inclusive. Para que os seus pés fiquem bem apoiados, ajuste a altura da cadeira de modo que os seus pés fiquem apoiados perfeitamente no piso (com os joelhos formando um ângulo de 90°). Assim não tem erro!

Ajuste a altura do monitor de acordo com os seus olhos

Para que você não fique com o pescoço torto enquanto trabalha, é de suma importância deixar o monitor na altura dos seus olhos. Caso necessário, coloque alguns livros embaixo (para deixar a tela em um ponto mais alto) e prontinho! Assim, você não corre o risco de contrair um torcicolo por manter o pescoço torto.

De vez em quando, levante-se para pegar um café e distrair a mente

Ficar durante horas na mesma posição pode ser maléfico para o corpo, sabia? Por isso, é muito importante que você levante da cadeira de vez em quando, estique as costas, os braços e dê uma caminhada. Saia para pegar um café ou uma água, por exemplo, e tente distrair a mente. Faz um bem danado!

Já ouviu falar em ginástica laboral?

Outra dica interessante é fazer alongamentos para evitar dores e relaxar os músculos. A ginástica laboral, por exemplo, consiste em uma série de exercícios praticados no ambiente de trabalho – como alongamentos nos braços, pernas e pescoço. O objetivo é melhorar a saúde do corpo e evitar possíveis lesões a longo prazo.

Além de ficar com a postura adequada na cadeira, tente rodar os pulsos em sentido horário e anti-horário, faça o mesmo com o pescoço e estique os dois braços para cima e para os lados. Pode parecer bobo, mas esses exercícios são bem simples e fazem total diferença. Fica a dica!