Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual a diferença entre yoga e pilates? Descubra que opção é melhor para você
Movimente-se 19/06/2020

Qual a diferença entre yoga e pilates? Descubra que opção é melhor para você

Muitas pessoas se questionam sobre quais são as diferenças entre o pilates e o yoga. Afinal, as duas atividades são bem semelhantes – propõem exercícios de alongamento, elasticidade e respiração, por exemplo. Mas sabia que os dois exercícios têm diferenças que, apesar de sutis, podem ser significativas? Aqui, nós preparamos uma matéria falando mais sobre yoga, pilates e como eles se diferenciam. Assim, você pode escolher a atividade que mais condiz com os seus objetivos. Confira!

Pilates demanda o uso de mais aparelhos e foca mais no aspecto físico

O principal diferencial do pilates é que, geralmente, ele é praticado com o auxílio de alguns aparelhos (como bola, anel e fita de suspensão) que ajudam a fazer exercícios de força, equilíbrio e coordenação motora. Utilizando a bola de pilates, por exemplo, você pode executar exercícios com sequências de abdominais, agachamentos, alongamentos, deitar lateralmente – esticando as pernas e os braços – e ainda erguer a bola com os braços ou as pernas para fortalecer os músculos.

Existem diversos movimentos que você pode realizar com os aparelhos do pilates e, geralmente, isso é feito com o acompanhamento de um profissional qualificado da área de Educação Física. Vale destacar que o pilates tem uma proposta maior de melhorar o condicionamento físico do indivíduo – ajuda a tonificar os músculos, melhora a postura, a flexibilidade e o equilíbrio.

Yoga é praticado geralmente com um tapetinho e propõe um maior bem-estar mental e emocional

Caso o objetivo seja ter mais momentos de bem-estar e relaxamento no dia a dia, uma boa dica é incluir o yoga na sua rotina. Assim como o pilates, ele propõe exercícios com alongamentos, que melhoram a flexibilidade e aliviam a tensão muscular. No entanto, o yoga tem algumas diferenças: trabalha com as asanas (posturas estáticas que melhoram o equilíbrio), costuma ser praticado apenas com um tapete (sem aparelhos extras) e tem uma pegada que explora mais o lado mental e emocional.

Vale lembrar que existem diferentes vertentes de yoga e, para quem não sabe, cada uma delas tende a dar um enfoque maior para determinados aspectos. A Hata Yoga, por exemplo, é uma das mais praticadas e ajuda muito a aliviar o estresse diário. Ela propõe ótimos exercícios de respiração, tem foco em melhorar a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos. Caso a ideia seja trabalhar mais o lado emocional, em contrapartida, uma boa dica é experimentar a Raja Yoga – vertente com asanas e exercícios mais simples, que tem o objetivo de trabalhar mais o lado espiritual do indivíduo. Interessante, né?

Mesmo dentro do universo do yoga existem diferentes linhas que você pode escolher para praticar no dia a dia – basta ponderar os seus objetivos e, a partir daí, escolher a atividade que melhor lhe atenda. E aí, já sabe se quer praticar pilates ou yoga?

Veja mais