Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 02/10/2019

Qual a diferença entre ramen e lamen? Veja tudo sobre esse prato famoso no Japão

Você já ouviu falar do lamen? Esse prato é muito popular no Japão, e há alguns anos se popularizou no Brasil. Ele tem como base um macarrão feito de farinha de trigo, ovo e água, e é servido com um caldo preparado com gordura de porco e boi, ovo cozido, cebolinha, espinafre japonês e algas. Que ele é muito saboroso não é novidade, mas ele é nutritivo?

Ramen ou lamen: qual a diferença entre eles?

Se ao ler sobre lamen você imaginou um ramen saiba que a associação está correta! Isso porque ramem é a forma como esse alimento é pronunciado no Japão. Já aqui no Brasil a forma mais comum de encontrar a sua grafia é lamen, ou lámen. Seja como for, as duas formas estão corretas. Agora que você já entendeu que os dois se tratam da mesma coisa, hora de conhecer sua origem e seus benefícios!

A origem do ramen, um prato diferente

A origem da iguaria oriental é chinesa, no fim do século XIX, mas foi no século XX que ele se tornou mais popular, e no Japão, para onde o prato foi exportado. Após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses em extrema necessidade perceberam que dava para se alimentar rapidamente com poucos ingredientes. Com isso, o lamen ganhou o mundo e se tornou versátil, sendo adaptado para diversas receitas.

Quais os benefícios do lamen?

O lamen, apesar das más línguas, possui benefícios para a saúde sim! Graças à sua quantidade de líquido e lipídios, ele é um bom repositor eletrolítico para o seu pós-treino. Os ingredientes que o acompanham também ajudam na saúde: a cebolinha é rica em vitamina A e C – nutrientes que contribuem para o bom funcionamento da visão, da pele e para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o alimento é antibacteriano e antifúngico. Já o ovo cozido, também presente na receita mais tradicional, é rico em proteínas, enquanto as algas regulam o metabolismo e têm ação detox.

Lamen e miojo não são a mesma coisa!

Apesar de serem parecidos em parte, lamen e miojo não são a mesma coisa. O lamen não leva o tempero do miojo, que é rico em sódio e não traz benefícios para a saúde. Ele também é feito com um caldo de gorduras originalmente animais, o processo de cozimento é diferente e geralmente é servido com ingredientes saudáveis, como a cebolinha e o ovo. Entretanto, é preciso ter cuidado. A massa do lamen – e do miojo – é rica em glutamato monossódico, um realçador de sabor que não tem benefícios para a saúde. Fique atento!