Quais são as frutas ácidas e as não ácidas? Veja as vantagens de cada grupo

Ricas em vitamina C, as frutas ácidas (ou cítricas) são as famosas
Ricas em vitamina C, as frutas ácidas (ou cítricas) são as famosas "azedinhas" - como morango, uva, laranja e tangerina -, enquanto as não ácidas são fontes de fibras e gorduras insaturadas - como pera, maçã e manga

Laranja, limão, morango, abacaxi e maracujá. Sabe o que essas frutas possuem em comum? Todas elas são ricas em vitamina C e fazem parte do grupo de frutas cítricas (ou ácidas), também conhecidas como "azedinhas". Mas será que você sabe diferenciar quais são as frutas ácidas e não ácidas? Nessa matéria, nós separamos as principais vantagens de cada grupo e explicamos as suas diferenças. Afinal, o que não falta é motivo para consumir diferentes tipos de frutas todos os dias!

Frutas ácidas (ou cítricas) são ricas em vitamina C, antioxidantes e ácidos cítricos

A principal vantagem do grupo de frutas cítricas, sem dúvidas, são os nutrientes que elas carregam! Caracterizadas pelo sabor ácido (devido à grande concentração de ácidos cítricos), essas frutas são compostas por uma quantidade intensa de vitamina C, um nutriente antioxidante muito conhecido por fornecer energia e melhorar a imunidade.

Além dessa vantagem, as frutas ácidas também ajudam na formação e manutenção da saúde das células do corpo. Elas aumentam a absorção de ferro, previnem anemias, são pouco calóricas, extremamente nutritivas e ainda fazem muito bem para a saúde pele, já que ajudam na produção de colágeno. Assim, uva, morango, tangerina, limão, laranja, abacaxi, maracujá, kiwi e acerola são algumas das frutas que fazem parte desse grupo.

Frutas não ácidas são divididas em subgrupos e costumam ser indicadas para quem sofre de azia

Fontes de fibras, antioxidantes e vários nutrientes essenciais para a nossa rotina, as frutas não ácidas são naturalmente mais doces e não possuem ácidos em sua composição. Na verdade, esse grupo é subdividido em duas categorias de frutas não ácidas: as mais doces (como abacate, manga, pera, banana, melão, maçã e coco) e as oleaginosas (como damasco, ameixa seca e figo).

Nessa divisão, as doces são caracterizadas pelo sabor naturalmente adocicado das frutas e as oleaginosas se destacam pela presença de gorduras insaturadas e por serem ótimas fontes de ômega 3. Além dessas vantagens, as frutas não ácidas são as mais indicadas para quem sofre com problemas no estômago, como a sensação de queimação, irritação e desconforto causada pela azia.

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