Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quais os resultados de 1 ano de academia? Entenda os benefícios pro seu corpo
Movimente-se 26/01/2021

Quais os resultados de 1 ano de academia? Entenda os benefícios pro seu corpo

Ter uma rotina dedicada à prática de exercícios físicos é importante tanto para a saúde mental quanto física. Muitas pessoas, no entanto, questionam-se sobre a quantidade de tempo necessária para enxergar resultados efetivos da atividade física. Para esclarecer melhor esse assunto, nós conversamos com a personal trainer Letícia Conte, que falou mais sobre os resultados de 1 ano de academia – tanto em termos físicos quanto emocionais. Vale a pena conferir!

Os resultados de 1 ano de academia são vários

Após um ano de prática regular de exercícios, é possível notar não apenas mudanças físicas – como pernas ou braços maiores e diminuição do índice de gordura corporal – mas também uma maior sensação de bem-estar. De acordo com a personal trainer, é possível notar uma série de mudanças benéficas após um ano de academia.

“O maior resultado é a sensação de bem-estar com você mesmo por se manter ativo, que o exercício pode proporcionar com a produção de serotonina. Com a prática de exercícios físicos podemos perceber mudanças no nosso corpo e diversos benefícios, como o aumento da autoestima, perda de peso e diminuição de gordura, aumento de massa muscular, reduz o risco de desenvolver doenças crônicas, diminui o estresse e a ansiedade, melhora na qualidade do sono e também o seu condicionamento físico”, afirma a profissional.

Quantas vezes devo treinar na semana?

Para atingir todos os seus objetivos na academia – e realmente ver um bom resultado após um ano de prática – é importante ter uma rotina regular e com o devido acompanhamento de um profissional de educação física. Além disso, o ideal é buscar variar no treino (buscando alternativas aeróbicas e de musculação). De acordo com a personal, existe uma frequência mínima necessária de treino para garantir bem-estar.

“No mínimo duas vezes por semana já é possível obter resultados com a prática de exercícios físicos, como o aumento da massa muscular, perda de peso, aumento da autoestima e prevenção de doenças crônicas. O exercício aeróbio é de extrema importância tanto quanto a musculação, tudo vai depender do seu objetivo e o tempo disponível para treinar. Porém, se possível, o ideal é conciliar os dois. Para fazer tudo de forma correta, procure um profissional de educação física”, finaliza Letícia.