Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quais os benefícios dos frutos do mar para a saúde?
Guia Culinário 28/02/2018

Quais os benefícios dos frutos do mar para a saúde?

Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios dos frutos do mar para a saúde. Eles são ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos – como o ômega 3 -, ajudando a evitar e combater diversas doenças. Também são uma ótima fonte de proteínas com poucas calorias, por isso, são muito utilizados em dietas de emagrecimento. Se você ainda não conhece as vantagens desses alimentos tão saborosos para a saúde, confira quais você pode incluir na sua alimentação e algumas diferenças entre eles.

Benefícios dos frutos do mar

Os frutos do mar trazem diversos benefícios para o nosso organismo, graças à grande quantidade de vitaminas e minerais que eles contém. Só é preciso tomar cuidado no consumo desses alimentos devido ao colesterol presente neles e porque alguns deles – como camarões e lulas – causam reações alérgicas em algumas pessoas. Mas, consumindo-os moderadamente, é possível aproveitar todos os benefícios dos frutos do mar para a saúde.

1 – Camarão: esse fruto do mar é rico em vitamina B12, que favorece o sistema nervoso central. Também contém zinco, iodo e selênio – mineral que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Embora ainda não seja muito calórico, é um dos frutos do mar com maior teor de calorias – são 100 calorias em 100 gramas do alimento -, além de apresentar um nível de colesterol relativamente alto.

2 – Mexilhões: rico em vitamina A e complexo B – inclusive B12 e ácido fólico -, esse fruto do mar traz muitos benefícios para a saúde. É uma excelente fonte de selênio, ferro, zinco e iodo, o que faz com que o alimento seja ideal para pessoas com hipotireoidismo. Mas não é muito indicado para mulheres grávidas, já que tem maior risco de infecção alimentar.

3 – Lagosta: além de ser rica em vitaminas do complexo B, iodo e selênio, como a maior parte dos frutos do mar, a lagosta é uma boa fonte de vitamina E, que tem ação antioxidante. Também apresenta menos calorias e menor teor de colesterol que o camarão.

4 – Siri: a carne de siri é fonte de vitaminas A, C, complexo B, zinco e cálcio. O cálcio faz com que esse fruto do mar seja ideal para fortalecer ossos e dentes, por isso, ele é bastante indicada para idosos. É, também, uma fonte de proteínas com poucas calorias.

5 – Lula: a lula é rica em vitaminas B12 e C e em minerais como o cálcio e o zinco. Ela possui poucas calorias – aproximadamente 84 em 100 gramas – e baixo teor de gorduras e colesterol. A lula é um dos frutos do mar mais benéficos para a saúde, já que apresenta os menores níveis de contaminação por mercúrio.