Quadro nutricional dos alimentos: Entenda como funciona essa tabela!

Você entende os rótulos dos alimentos? Saiba a importância de verificarmos a tabela nutricional dos produtos, antes de consumi-los.
Você entende os rótulos dos alimentos? Saiba a importância de verificarmos a tabela nutricional dos produtos, antes de consumi-los.

Você entende as embalagens dos alimentos? Além do prazo de validade, muitos outros aspectos importantes sobre a qualidade do produto estão apresentados nos rótulos, mas, poucas vezes são percebidos por nós. Por isso, o quadro nutricional é a principal ajuda ao consumidor a encontrar o melhor opção para consumo. Entenda como funciona essa tabela e a importância de fazermos sempre esse acompanhamento para a nossa alimentação saudável.

A tabela nutricional, ou quadro nutricional, como também é chamada, tem como principal função informar aos consumidores as propriedades e as composições das substâncias nos ingredientes contidos nos produtos, tais como: quantidade de proteínas, açúcar, sódio, carboidratos, gorduras, fibras, etc. Essa leitura revela o quanto podemos ingerir desse produto em nosso plano alimentar. De acordo com a nutricionista Carolina Xavier, a tabela é de suma importância e obrigatório em todos os alimentos:

"A tabela nutricional contém informações que facilitam na hora de escolher e avaliar a qualidade daquele produto. Ela é composta de: porção, calorias, proteínas, carboidratos, gorduras totais, gordura saturada, gordura trans, fibras, sódio, valores diários, cálcio e colesterol total", explica a nutricionista, destacando cada um deles. Confira!

A tabela nutricional e seus componentes

Porção: É a medida representada por gramas ou em unidade que são indicadas para informar os valores nutricionais do produto. Não é válida para o pacote inteiro, ou seja, para saber a quantidade de cada substância ingerida, é através da porção consumida.

Calorias: Segundo Carolina Xavier, é a quantidade de energia que o produto oferece ao consumidor, geralmente vem em quilocalorias (Kcal).

Proteína: Assim como as calorias, a quantidade de proteína contida no alimento é avaliada por porção (indicada no pacote). "As proteínas ajudam na manutenção do tecido muscular. Geralmente vem representado por grama", analisa a nutricionista.

Carboidratos: Conhecido por favorecer o ganho de peso, os seguidores de alimentação saudável devem sempre estar atentos à esse componente. Apresenta-se por grama e é fonte de energia imediata para células do corpo.

Gorduras totais: É a soma das gorduras em geral encontradas no alimento, no qual são armazenadas no corpo ou usadas para o metabolismo. As gorduras totais são apresentadas em grama.

Gordura Saturada: São as gorduras de origem animal, geralmente encontradas em leite, queijo e carne. "São fontes de lipídio de baixa qualidade, pois auxilia no aumento do colesterol e triglicerídeos séricos. É representado por grama", explica Carolina Xavier

Gordura trans: Também são chamadas de "gorduras ruins" e não devem ser ingeridas nem em baixa quantidade. "São fonte de lipídio de baixíssima qualidade. Seu consumo em excesso gera problemas cardíacos, colesterol e triglicerídeos elevados", completa a profissional.

Fibras: Conhecidas por proporcionarem saciedade, as fibras alimentares são boas fontes de energia para as bactérias benéficas do nosso intestino, ajudam no trânsito intestinal e previne as doenças cardiovasculares. É apresentada em gramas.

Sódio: Não só para os hipertensos, os consumidores devem sempre estar atentos à quantidade encontrada no alimento. "O consumo desse mineral em excesso causa problemas de pressão arterial. O sódio geralmente representado em miligramas", analisa Carolina.

VD %: São os valores diários representados em porcentagem. Calcula-se o quanto deve ser consumido por dia, em cada porção. Os valores diários ajudam o consumidor a não extrapolar o limite indicado do alimento.

Cálcio: Um dos minerais mais importantes para o nosso bem-estar, o cálcio é conhecido por fortalecer e ajudar no desenvolvimento dos nossos ossos e dentes, além de ajudar na contração muscular. Sua quantidade é representada em miligramas.

Colesterol total: Embora não esteja presente em todos os produtos alimentícios, a informação da quantidade presente de colesterol é de suma importância para contribuir com a nossa saúde. Geralmente representado em miligramas.

*A nutricionista Carolina Xavier é pós graduada em nutrição esportiva e estética e maiores dicas e informações podem ser conferidas no seu blog: www.transbordesaude.com

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