Pudim de tapioca vegano

Fácil
15 minutos + tempo de geladeira
2 porções com 100g cada
Pudim de tapioca vegano

O pudim de tapioca é a sobremesa perfeita para quem é apaixonado por doce. No entanto, para os que seguem uma dieta vegana ou vegetariana, o prato tradicional acaba entrando na listinha de proibidos por ser feito com ingredientes de origem animal - como é o caso do leite de vaca.

Mas, para a felicidade de quem tem essa rotina alimentar, é possível fazer a receita com leite vegetal e com outros ingredientes supernutritivos - como a geleia e as castanhas do Pará, por exemplo - para que o prato seja liberado para a dieta e fique ainda mais saudável. Aprenda a preparar essa versão:

Modo de Preparo

- Em uma panela, misture a goma de tapioca e o leite vegetal;

- Leve ao fogo e deixe cozinhar até engrossar;

- Desligue o fogo e misture 2 colheres (sopa) da geleia;

- Distribua em tacinhas e leve para gelar;

- Na hora de servir, distribua o restante da geleia e as castanhas do Pará.

Tapioca tem poucas calorias e faz bem para o cérebro

A tapioca é muito frequente no cardápio de quem segue uma alimentação regrada - tanto pelas poucas calorias quanto por ser uma opção versátil para várias receitas. Mas, além disso, ela também é indicada por entregar vários benefícios específicos para a saúde. Dentre eles está o emagrecimento saudável por promover uma maior sensação de saciedade, a redução da pressão arterial pela presença do potássio, a melhora do humor por aumentar a produção de serotonina e, ainda, a garantia de um cérebro mais ativo por ser fonte de vitamina K - substância que atua diretamente nas funções neurológicas.

Leite de amêndoas tem baixo índice glicêmico e ajuda a regular o intestino

Além de ser liberado para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, o leite de amêndoas, assim como os outros de origem vegetal, também é uma alternativa para quem tem intolerância à lactose - um açúcar presente em todos os leites de origem animal. Outra vantagem é o seu baixo índice glicêmico - que faz com que ele seja indicado para quem tem diabetes - e o fato de ajudar a regular o intestino pela grande quantidade de fibras que possui.

Castanha do Pará é fonte de selênio

A castanha do Pará é uma boa opção para a dieta saudável por ser altamente nutritiva. Suas principais vantagens para o organismo são as seguintes: aumento da sensação de saciedade por ser rica em fibras; melhora na saúde dos ossos e dos músculos pela concentração de fósforo e magnésio; e ainda proteção do sistema nervoso central e combate ao hipotireoidismo pela presença do selênio.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 159Kcal ou 668Kj 8
Carboidrato 24g 8
Proteína 3,5g 5
Gorduras totais 5g 9
Gorduras saturadas 0,2g 1
Sódio 12mg 1
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 1,5g 6
Vitamina A 4mcg 1
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 0mg 0
Cálcio 22mg 2
Ferro 1,5g 11
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Receitas:
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