Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 23/09/2019

Pudim de chia é fit e fácil de preparar! Aprenda a fazer essa sobremesa saudável

Você conhece o pudim de chia? Ele atualmente é tendência e está sendo super procurado por quem deseja ter uma alimentação mais saudável. Essa sobremesa deliciosa é fit, ou seja, possui baixíssimo valor calórico, é gostosa, nutritiva e, de quebra, ainda é muito fácil de fazer! Quer aprender como prepará-la? Veja abaixo os benefícios dessa sobremesa e aprenda a incrementá-la na sua dieta:

Os poderosos benefícios da chia

Muitos já descobriram as maravilhas que a chia pode fazer pela nossa saúde: além de ser um alimento altamente fibroso, aumentando a saciedade e contribuindo para o bom funcionamento da flora intestinal, a chia é boa para a memória, para o coração e controla os níveis de diabetes no sangue. Ela é muito utilizada em mingaus e sopas, junto ao arroz, como farinha, no iogurte ou em sobremesas, como é justamente o caso do pudim.

Por que a chia é fit?

A chia é um alimento incrível para incluir na dieta de quem precisa perder peso de forma saudável. Além de possuir baixo valor calórico, sua alta concentração de fibras fornece sensação de saciedade, ajudando a driblar aquela vontade de comer besteiras. Ela também libera um gel que ocupa espaço no estômago, fazendo com que você se sinta satisfeito rapidamente, sem tempo para beliscar.

Pudim de chia é fácil de preparar

O melhor do pudim de chia é que a receita superfácil de fazer. Lembra do gel natural liberado pela semente? Então, é ele que você vai utilizar como base para o preparo da sobremesa. Tudo o que você vai precisar é de sementes de chia e algum líquido (indicamos leite vegetal, como o de coco, o de amêndoas ou iogurte). Despeje a chia no fundo do recipiente que você pretende usar e, em seguida, despeje o líquido. Coloque para gelar por pelo menos 8h, dando tempo para a chia fazer sua mágica e liberar o gel que dará consistência ao pudim. E está pronto!

Incremente do seu jeito

Se você acha que o pudim pode ficar meio sem graça só com esses ingredientes, ou deseja incrementá-lo com algo mais, opções não faltam. Uma dica muito boa é utilizar essência de baunilha para dar um aroma mais docinho. Você também pode usar xilitol ou gelatina sem sabor para dar uma consistência mais firme. Outra alternativa muito usada é intercalar as camadas de pudim com frutas frescas, como as vermelhas, ou adicionar mel ou stévia. Aqui no site tem uma opção deliciosa com creme de manga. Já que a versatilidade é o ponto forte desse prato, solte a imaginação, se aventure na cozinha e aproveite essa sobremesa saudável!