Proteja seus dentes: Descubra os alimentos aliados!

PRevina cáries: Além da escovação regular dos dentes e língua, usos de fio dental e de enxaguante bucal - alguns alimentos podem te ajudar a manter a boca saudável, descubra!
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Nutrição adequada mais hábitos saudáveis é igual à alimentação saudável! A lógica do bem-estar não é tão matemática assim (depende de diversos fatores), no entanto, quando levamos em conta essas duas ações fica muito mais fácil alcançar um resultado ideal. E para que nossa alimentação possa nos ajudar da melhor maneira devemos cuidar primeiramente de quem recebe tudo aquilo que ingerimos: a boca.

De forma geral, a saúde começa pela boca. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos, causando diversos danos à saúde. Para isso, além dos hábitos higiênicos - escovação regular dos dentes e língua, usos de fio dental e de enxaguante bucal - alguns alimentos são de grande relevância para manter a boca saudável e pronta para receber o melhor dos nutrientes.

"Quando o paciente não tem higiene oral, acontece a acumulação de tártaro e, assim, a bactéria entra pelo vaso sanguíneo do dente e vai para o sangue, resultando diversas doenças, como a endocardite bacteriana, por exemplo. A alimentação equilibrada ajuda a manter a flora bucal protegida, evitando esses futuros problemas", disse a dentista Gabriela Dantas, destacando alguns alimentos.

"Aconselho frutas, cereais e verduras. A maçã, por exemplo, ajuda muito nesse processo de higienização bucal , eliminando os resíduos de outros alimentos que ficam concentrados a superfície dental. O mais importante é diminuir o açúcar e outros adoçantes de guloseimas industrializadas, como balas, chicletes e chocolate", salientou Gabriela. Outro fator importante para manter a saúde bucal, de acordo com a dentista, é forma correta de mastigação e a deglutição dos alimento.

Veja na galeria os alimentos imprescindíveis para a saúde bucal!

- Cálcio: Mineral muito importante para a construção e manutenção dos dentes fortes. É capaz de elevar o pH na boca e desta forma, reduzir a exposição dos dentes às substâncias ácidas. É encontrado em alimentos como: Leite, queijos, iogurtes, beterraba e peixes.

– Vitamina A: São fontes necessárias para o tecido epitelial e ativação da ceratina dentina, responsável pelo esmalte dos dentes. É encontrada em vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão.

– Vitamina B e Ferro: Importante para a saúde das gengivas. Encontramos no feijão, lentilha, farelo de trigo, arroz integral.

– Vitamina C: Protegem o tecido da gengiva contra lesões e ajudam na cicatrização, contudo, as frutas cítricas têm um pH ácido sendo necessário o consumo moderado. Frutas com o goiaba, laranja, kiwi e acerola, são boas opções.

- Vitamina D: Ajuda na fixação do cálcio. Existe na gema de ovo, peixes, leites e seus derivados.

Receitas:
Arroz
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