Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Proteínas vegetais: Descubra 8 fontes naturais para uma alimentação equilibrada
Guia Culinário 11/07/2017

Proteínas vegetais: Descubra 8 fontes naturais para uma alimentação equilibrada

Dentre os nutriente mais importantes e essenciais para a nossa vida, as proteínas ainda são das que mais geram dúvidas, dilemas, mitos e verdades alimentares. Sempre relacionadas às carnes animais, a substância, no entanto, também pode ser encontrada em alimentos vegetais, verduras e legumes, que são mais naturais e saudáveis para o organismo.

Em linhas gerais, as proteínas são elementos responsáveis pela construção e cuidados de todos os órgãos e tecidos do nosso organismo. Ela são compostas de aminoácidos essenciais como a lisina, o triptofano e a metionina, que ajudam a sintetizar a substância e direcionar seus principais benefícios para as mais diversas funções do corpo. A nutricionista Carolina Xavier, listou alguns alimentos ricos em proteínas vegetais que podem fazer parte do plano alimentar dos veganos e vegetarianos, que excluem o consumo de produtos de origem animal do cardápio. Confira!

Feijão, ervilha, soja: 8 fontes de proteínas vegetais que trazem benefícios para a saúde

1 – Feijão: A proteína desse poderosos grão é relativamente rica na maioria dos aminoácidos essenciais, principalmente a lisina, que não são produzidos naturalmente pelo nosso organismo. Essa substância é conhecida por suas propriedades antivirais e ação na produção de anticorpos e na saúde do sistema imune, protegendo o organismo dos ataques externos de radicais livres.

2 – Ervilha: Perfeita para saladas, empadões ou até para uma sopa quentinha, a ervilha é uma poderosa fonte de proteínas para quem deseja desenvolver ossos e músculos do corpo. Tanto que ele utilizada em composições de suplementos naturais por quem pratica muitas atividades físicas no dia a dia.

3 – Lentilha: Da mesma família do feijão, a leguminosa contém proteínas básicas, com menos calorias dos que as carnes, por exemplo. Por isso, ela é perfeita para dietas de emagrecimento, além de ajudar a evitar a flacidez da pele.

4 – Soja: Um dos alimentos mais utilizados em substituição às carnes, a soja, por ter uma proteína de alto valor biológico, é absorvida mais rapidamente pelo organismo. Segundo estudos, por causa de sua grande concentração de isoflavonas, um dos chamados aminoácidos essenciais, o grão está associado ao combate de alguns tipos de câncer, como próstata e mamas.

5 – Grão de bico: É uma leguminosa fonte de quase todos os aminoácidos essenciais. Por isso, o seu consumo ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, contribuem para a redução do colesterol, proporciona saciedade e auxilia na redução de peso.

6 – Quinoa: Segundo Carolina Xavier, a quinoa possui proteínas de alta qualidade que ajudam na redução dos níveis de colesterol sanguíneo e auxilia o funcionamento intestinal. “Também melhora da resposta imune, da inflamação, de lesões do tecido conjuntivo e de artrite reumatóide”, completa a profissional.

7 – Castanhas: A leguminosa também pode ajudar a aumentar a ingestão de proteínas em um plano alimentar saudável, atuando na redução de doenças cardíacas e no combate da diabetes. As castanhas também auxiliam na saúde do cérebro, melhorando a capacidade de concentração e memória, já que é rica em vitamina E. Suas propriedades proteicas previnem doenças degenerativas, como AVC e o Mal de Alzheimer.

8 – Aveia: Em suas mais diversas formas de uso, a aveia, pode ser em flocos, farinha ou farelo, também é uma importante alternativa proteica para a nossa alimentação. Dentre grupo dos cereais, ela é a que apresenta melhor composição de aminoácidos essenciais. Perfeita para um café da manhã saudável e para tornar outras preparações mais saudáveis e nutritivas, o cereal é fonte de proteínas.