Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Produtos orgânicos: 5 motivos para optarmos por esses alimentos em nossa vida
Guia Culinário 19/07/2016

Produtos orgânicos: 5 motivos para optarmos por esses alimentos em nossa vida

Para realmente falarmos de alimentação saudável, todos nós precisamos abrir um grande espaço para discutir a importância dos alimentos orgânicos em nossas vidas. Produtos voltados ao consumo mais natural, limpo e nutritivo, cada vez mais, o não uso de elementos químicos é ressaltado para quem busca o próprio bem-estar e, também, se preocupa com o meio ambiente. Veja mais benefícios para optarmos pela alimentação orgânicos no dia a dia!

Os alimentos orgânicos são todos aqueles produtos, seja de origem animal ou vegetal, obtidos sem a adição de agrotóxicos, adubos químicos ou hormônios sintéticos, que alteram de alguma forma o desenvolvimento natural de plantação e colheita. Fora as questões nutricionais de consumo, o maior benefício sobre esses alimentos é uma produção mais saudável com a preservação da natureza, que além de ser fértil, torna o meio ambiente mais sustentável, como explica a nutricionista Luciana Fiorese:

“A maior vantagem dos alimentos orgânicos é a questão de serem ricos em nutrientes, pelo fato da terra utilizada no seu cultivo ser fértil e natural, sem apresentar interferência de produtos químicos. Por isso mesmo, o nome orgânico é explicado justamente por essa ideia: eles interagem e são muito melhor absorvidos pelo nosso organismo”, destaca a profissional, apresentando, abaixo, ótimas razões para aproveitarmos os produtos orgânicos em nossas vidas. Confira!

Por que optar pelos alimentos orgânicos?

– Maior durabilidade: Estudos mostram que os produtos orgânicos apresentam grande resistência quanto ao armazenamento, levando a um maior prazo para o consumo.

– Os alimentos mais saudáveis: Livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, temos um menor índice de toxidade em nosso organismo, além de produtos mais saudáveis, reduzindo o risco de problemas de saúde.

– São mais saborosos: O sabor e o aroma dos alimentos são mais intensos, já que são originados de solos ambientalmente equilibrados.

– Maior valor nutricional do alimento: Os produtos orgânicos possuem uma maior concentração de nutrientes, chegando a ser 20 vezes maior do que em alimentos comuns.

– Preservação: A produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação. Com a agricultura orgânica é possível reverter a situação de grande perda de solo fértil que o mundo presencia.

– Biodiversidade: Com o aumento do consumo dos alimentos orgânicos, é possível proteger a vida animal e vegetal, respeitando o equilíbrio da natureza e preservando pássaros, insetos e outros animais da região.