Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pressão alta: Saiba como equilibrar o colesterol usando água de berinjela
Guia Culinário 16/02/2016

Pressão alta: Saiba como equilibrar o colesterol usando água de berinjela

A berinjela é um do mais poderosos vegetais para mantermos em nossa alimentação diária. Extremamente versátil, o alimento pode ser utilizado das mais diversas formas e de maneira integral, até mesmo aproveitando a sua água. Sim, a água de berinjela também oferece diversos benefícios nutricionais em sua composição, principalmente em relação a problemas de pessão alta, reduzindo os níveis de colesterol no sangue.

A alta concentração de fibras solúveis é o grande segredo que faz da água da berinjela um remédio natural para equilíbrar os níveis de colesterol no sangue e, por consequência, proteger a saúde do coração, por terem a capacidade de absorver gorduras no estômago e eliminá-las por meio das fezes. “A água de berinjela ainda é rica em ácido fólico e niacina – a vitamina B3 -, que influencia a saúde, entre outros, também no sistema cardiovascular”, acrescenta a nutricionista Tatiana Seabra.

Água de berinjela também ajuda na perda de peso

A infusão desse poderoso vegetal tem propriedades funcionais: é antioxidante, aju o funcionamento saudável do intestino e ainda ajuda nas dietas de perda de peso! Pois é, os componentes da água de berinjela reduz o acúmulo de gorduras, ajudando a emagrecer de forma saudável.

“A berinjela evita o acúmulo de gorduras. Esse suco extraído é capaz de diminuir a absorção do colesterol total no intestino, quando algum produto de origem animal é ingerido durante as refeições”, ressalta a nutricionista.

Além desses benefícios, a água de berinjela provoca a sensação de saciedade, que ajuda a não escapulir da dieta, além do efeito diurético, que é capaz de eliminar toxinas do corpo e reduzir o inchaço por retenção líquida. Para aproveitar essas propriedades, basta preparar a infusão de berinjela e consumir pela manhã, em jejum, tirando antes os pedaços de berinjela. Depois, ao longo do dia, beba como se fosse um suco.

Atenção: Nunca coma a berinjela crua. Veja como prepará-la!

Segundo Tatiane Seabra, a berinjela nunca deve ser ingerida crua, porque possui uma substância chamada solanina, que causa distúrbios intestinais. O passo-a-passo correto, de acordo com a profissional é o seguinte: “Corte-a em pedaços e deixe ferver por cinco minutos, escorra e coloque de molho em água potável, para assim evitar a oxidação e escurecimento do líquido”, finaliza a especialista.

Produtos relacionados