Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

Investir em café para tomar no pré treino ajuda a acelerar o metabolismo e melhorar a performance física
Investir em café para tomar no pré treino ajuda a acelerar o metabolismo e melhorar a performance física
Carolina Baliere

Consultor:

Carolina Baliere

Formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria

O café está muito presente no dia a dia, mas você já ouviu falar que ele também é indicado como pré treino natural? Investir em alimentos saudáveis antes de se exercitar é fundamental para quem quer obter melhores resultados e performance durante as atividades físicas. O café é um exemplo de ingrediente benéfico para a prática de exercícios, desde que seja consumido de acordo com as recomendações. Nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere para entender mais sobre o assunto e esclarecer se preparar café para tomar no pré treino é funcional ou não. Confira agora!

Para que serve a cafeína: substância promove energia para o organismo e acelera metabolismo

Café pré treino é uma ótima opção para quem quer ter mais energia durante a musculação ou diferentes práticas esportivas. De acordo com Carolina, a cafeína ajuda a melhorar a produção de energia no organismo em pouco tempo e garante disposição durante o exercício físico. "Ela é absorvida rapidamente pelo trato gastrointestinal e logo atinge um pico de concentração no sangue", explica.

Beber café antes do treino também é fundamental para estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, o que acelera o metabolismo e aumenta o desempenho do corpo como um todo, entre outros benefícios. A nutricionista reforça que a bebida é considerada um excelente estimulante energético e melhora os níveis de concentração e performance durante as atividades físicas.

Recomendações ao tomar café antes do treino

Como visto, tomar café antes do treino é funcional, mas há algumas dicas de consumo. Por ser uma substância de rápida absorção, a ingestão deve ser feita cerca de 30 minutos antes do treino. A profissional recomenda dar preferência ao café orgânico ou agroecológico e evitar adoçar a bebida com açúcar cristal ou refinado. Lembre-se de não ultrapassar a quantidade diária recomendada (4 xícaras, no máximo).

Efeitos da cafeína no organismo: consumo excessivo pode prejudicar o sono

De fato, o café ajuda a garantir energia para o corpo. Entretanto, o consumo exagerado pode provocar alguns efeitos negativos no organismo. Carolina afirma que a cafeína em excesso pode atrapalhar o sono, mas há casos específicos em que a substância pode provocar dores de cabeça e fadiga logo após a ingestão da bebida. Nesses casos, o consumo do alimento deve ser reduzido ao máximo e um nutricionista deve ser consultado.

Café com canela pré treino ajuda a evitar consumo de açúcar

Complementar o pré treino natural com condimentos como a canela é uma sugestão e tanto e inovar no preparo de café nunca foi tão simples. A profissional diz que a canela é um alimento termogênico, responsável por uma digestão mais lenta e complexa que favorece o consumo de calorias. Ela também promove a absorção da glicose, o que diminui a resistência à insulina, por exemplo. Para fazer café com canela, é só colocar 1 colherinha de canela na hora de coar a bebida, para se acostumar com o consumo sem açúcar.

Café como pré treino com óleo de coco não é indicado para todos

Carolina alerta que consumir café com óleo de coco não é uma recomendação para todos, mas pode ser interessante para quem gostaria de treinar em jejum, desde que já esteja bem adaptado. Sobre o preparo, basta acrescentar o óleo vegetal depois de coar o café e bater no mixer. "Pode acrescentar 1 colher de chá de óleo de coco, que é excelente para melhoria de rendimento e performance, além de ajudar ainda mais na queima de gordura", finaliza.

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