Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Praticidade na sua bolsa: Conheça os alimentos industrializados do bem
Guia Culinário 18/03/2015

Praticidade na sua bolsa: Conheça os alimentos industrializados do bem

“Natural e orgânicos fazem bem, industrial e processados fazem mal”. Nos mais diversos segmentos da sociedade, essa afirmação sempre vem à tona, quando o assunto abordado é a qualidade de vida. Atualmente esses conceitos têm perdido a força e um novo cenário se anuncia no mercado dos alimentos. Em relação à alimentação, por exemplo, é evidente que os alimentos, em suas formas genuínas, são as mais saudáveis, no entanto, é importante frisar: não só de guloseimas vivem as comidas industrializadas. Há muitos produtos considerados “alimentos do bem”, oferecidos nas prateleiras e gôndolas dos supermercados, ideais para uma nutrição equilibrada e funcional.

Através das premissas de bem-estar e saúde, junto às demandas de tempo da sociedade atual, as indústrias alimentícias especializam-se e especificam estudos para a fabricação de produtos mais saudáveis ao consumidor. Com isso, cada vez mais, diversas opções, dos mais variados tipos de alimentos, podem ser tranquilamente incorporadas à alimentação, como explica a nutricionista Giovana Morbi:

“Hoje em dia é muito difícil as pessoas seguirem uma dieta totalmente natural. A vida é muito corrida e precisamos de alternativas práticas em nosso dia a dia. Felizmente, com essa demanda por produtos práticos e, ao mesmo tempo, saudáveis, a indústria se mobilizou e passou a dar mais importância a qualidade dos produtos. Alimentos como pães, torradas, biscoitos integrais, atum em lata, barras de cereal e iogurtes podem ser inseridos na dieta tranquilamente. O que devemos nos atentar é à composição dos produtos, ou seja, aos seus ingredientes fazem parte do alimento e a procedência deles. Isso difere bastante de uma marca para outra”, destacou a profissional.

Iogurte – Dentre esses alimentos industrializados e que fazem bem à saúde, um especialmente se destaca: o iogurte. Rico em nutrientes, (Proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e, principalmente cálcio) a iguaria é recomendada para quase todas as dietas. A nutricionista Giovana Morbi enfatiza a importância desse alimento para a saúde.

O iogurte é um excelente alimento para a saúde, rico em substâncias benéficas para o nosso intestino, o que favorece as defesas naturais do nosso organismo. Também tem uma boa quantidade de proteínas, por isso é uma boa alternativa de lanche, já que garante saciedade com poucas calorias, além de ser fonte de cálcio, importante para a saúde dos ossos”, enfatizou Giovana.

Lista – Sucos, biscoitos, doces, iogurtes, temperos e enlatados, o que podemos consumir sem prejudicar nossa saúde? Se vocês também têm dúvidas do que faz ou não bem à saúde, confira abaixo uma listinha dos produtos e anote para quando for fazer suas próximas compras!

– Iogurte: O iogurte é um excelente alimento para todas as fases da vida. Protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor ou é isento de gordura.

– Pão integral: A maioria deles traz, em suas composições, aveia, cereais, grãos e outras fibras, além de uvas-passas e até frutas cristalizadas, todos considerado fontes de fibras. Por isso, os pães integrais auxiliam no bom funcionamento do intestino. O alimento também é recomendado para
quem tem diabetes: a quebra do carboidrato presente no pão – tendo como um dos produtos finais o açúcar – é igualmente mais lenta, resultando o melhor controle da glicemia (açúcar no sangue).

– Biscoito integral: Cada vez mais ingeridos, os biscoitos com receitas ricas em cereais, leite, mel, cacau, avelã e vitaminas ajudam o organismo, além de darem mais energia para o dia.

Barrinha de cereal: Práticas e fáceis de levar para qualquer lugar, as barrinhas de cereal possuem fibras, que exigem mais mastigação e proporciona maior saciedade do organismo. Os cereais são ricos em carboidratos, nutriente essencial para fornecer energia. É ideal para quem pratica atividades físicas. De preferência às barrinhas com frutas, para uma alimentação ainda mais nutritiva.