Práticas e gostosas: Faça 5 pastinhas saudáveis para o seu lanche

Servidas com pães, torradas ou biscoitinhos, as pastinhas são uma ótima opção de entrada para qualquer ocasião ou lanche
Servidas com pães, torradas ou biscoitinhos, as pastinhas são uma ótima opção de entrada para qualquer ocasião ou lanche

De acordo com os mandamentos de uma dieta nutricional, para mantermos o nosso metabolismo em bom funcionamento é necessário alimentar-se diáriamente de 3 em 3 horas. Se antes esse regime era feito apenas à base de frutas, cereais e vegetais (ainda são os mais indicados), hoje diversas outras opções saborosas e não menos nutritivas podem ser incorporadas à alimentação. Um dos mais deliciosos exemplos para os "lanchinhos" entre refeições - perfeitos durante o dia de trabalho - são as pastinhas de acompanhamento que podem ser passadas em pães, biscoitos e torradas integrais.

Preparamos uma lista com alguns tipos de pastinhas bem práticas de fazer, recomendadas pela especialista em atendimento nutricional, Roberta dos Santos Silva, e que podem ser incorporadas ao seu dia a dia. Aproveite para sair da rotina!

5 pastinhas que vão dar mais sabor à sua rotina

- Pasta de tomate, azeite e orégano:

O tomate é rico em licopeno, que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Já o azeite possui uma gordura boa para saúde, que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Modo de preparo: Corte o tomate e a cebola bem picadinha e tempere com azeite, pouco sal e orégano.

- Homus (pasta de grão-de-bico):

O grão-de-bico possui fibras em sua composição que ajudam a combater o aumento do colesterol no sangue.

Modo de preparo: Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. Depois, cozinhe-o, escorra a água e reserve uma xícara dessa água. Esfregue os grãos, uns contra os outros, removendo o máximo possível das cascas. Use um multiprocessador e bata os grãos com 2 colheres de sopa de suco de limão, 4 dentes de alhos amassados e parte da água do cozimento. Se ficar muito denso, acrescente água. Volte a processar até que a massa adquira a consistência de um purê. No final, acrescente o sal e 3 colheres de sopa de tahine e processe novamente. Acrescente salsinha bem picada e regue com azeite.

- Patê de ricota com castanha:

A ricota é fonte de cálcio, enquanto a castanha tem propriedades funcionais que, além de prevenir doenças, combate o envelhecimento.

Modo de preparo: Esfarele a ricota, acrescente a castanha picadinha, azeitona, salsinha, um pouco de maionese ou requeijão e regue com azeite.

- Antepasto de berinjela:

A berinjela é fonte de várias vitaminas e minerais, por isso previne doenças. Também é um ótimo alimento para dieta de emagrecimento, pois proporciona maior sensação de saciedade.

Modo de preparo: Refogue o alho e cebola no azeite, acrescente berinjela e pimentão. Refogue por alguns minutos e depois regue um pouco de vinagre, sal, salsinha, orégano e um pouco mais de azeite.

- Patê de espinafre com ricota:

O espinafre é fonte de cálcio e ferro. É importante para a saúde do sistema nervoso e previne a anemia.

Modo de preparo: Triture no processador um maço de espinafre já cozido junto com um pouco de ricota, molho inglês e maionese light, sal e pimenta, até que fique uma pasta cremosa. Leve a geladeira por alguns minutos.

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