Praticar atividades físicas de manhã é melhor? Saiba os principais benefícios!

Usar o dia como horário para cuidar da saúde é uma sábia decisão. Praticar atividades físicas pela manhã traz diversos aspectos positivos ao corpo e a mente. Veja os principais benefícios.
Usar o dia como horário para cuidar da saúde é uma sábia decisão. Praticar atividades físicas pela manhã traz diversos aspectos positivos ao corpo e a mente. Veja os principais benefícios.
Usar o dia como horário para cuidar da saúde é uma sábia decisão. Praticar atividades físicas pela manhã traz diversos aspectos positivos ao corpo e a mente. Veja os principais benefícios.
Usar o dia como horário para cuidar da saúde é uma sábia decisão. Praticar atividades físicas pela manhã traz diversos aspectos positivos ao corpo e a mente. Veja os principais benefícios.
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Usar o dia como horário para cuidar da saúde é uma sábia decisão. Praticar atividades físicas pela manhã traz diversos aspectos positivos ao corpo e a mente. Veja os principais benefícios.
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Usar o dia como horário para cuidar da saúde é uma sábia decisão. Praticar atividades físicas pela manhã traz diversos aspectos positivos ao corpo e a mente. Veja os principais benefícios.

Preguiça não está com nada! Praticar atividade físicas logo pela amanhã é uma das melhores alternativas para quem busca bem-estar e qualidade de vida. Mesmo com aquela vontade de dormir mais um pouquinho, o hábito de acordar cedo para cuidar da saúde faz com que o dia renda e o organismo responda com mais ânimo, energia e disposição. Veja os benefícios para começar, de forma natural, uma nova rotina esportiva pelas manhãs!

Dia claro, céu aberto, energia dos raios de sol... Quando acordamos o nosso organismo está limpo para começar a trabalhar de acordo com nossos hábitos de vida. Por isso, esse é um dos períodos mais importantes e propícios para condicionarmos uma rotina saudável. Desde o café da manhã até as primeiras atividades do dia, combinar essas ações com as práticas de exercícios regulares reflete diretamente no corpo. Os esportes ajudam a fortalecer a musculatura e os ossos, melhorando o condicionamento físico e a nossa autoestima, além de combater diversas doenças como o câncer, a osteoporose e diabetes.

Segundo o professor de educação física William Isel, praticar os exercícios físicos pela manhã facilita a adaptação do organismo às atividades cotidianas, visto que será o seu primeiro compromisso do dia, proporcionando a maior assiduidade. Quando deixamos para ir no período da noite, por exemplo, o cansaço das atividades posteriores acabam desmotivando. O profissional, abaixo, apresenta fatores importantes para realizarmos as atividades físicas pela manhã. Confira!

Por que praticar atividades físicas de manhã?

1- Aumenta a qualidade muscular: Durante o nosso sono, temos a ação de três hormônios: Melatonina, IGH (hormônio do crescimento) e a testosterona. No período da noite temos um pico hormonal, logo, quando acordamos para praticarmos esportes temos uma melhor absorção de proteínas e e sais minerais, obtendo um aumento da massa muscular, devido a ação dessas substâncias.

2 - Melhora o humor: Principalmente para quem não tem tanto gosto por atividades físicas, praticar esportes pela manhã é uma maneira de melhorar o ânimo para o dia que virá pela frente. "Os picos hormonais de adrenalina, endorfina, serotonina, que são os hormônios de bem-estar, faz com que a pessoa se sinta melhor", destaca o profissional.

3 - Melhora a qualidade do sono: As atividade físicas ativam a nossa adrenalina. Quando praticamos algum esporte à noite, por exemplo, os níveis hormonais demoram para abaixar, deixando-nos agitados e demorando mais para dormir, o que não acontece pela manhã, já que você tem um dia inteiro pela frente para "acalmar os ânimos".

De manhã as academias estão mais vazias!

Se não bastassem todos os benefícios para o corpo que as atividades físicas geram naturalmente, para quem prefere praticar musculação em academias, as manhãs também significam tranquilidade. Normalmente esse horário é o menos frequentado, por isso, fica mais fácil seguir o treino com o tempo adequado e proposto, sem precisar revezar aparelhos ou disputar espaço com as outras pessoas. "Levando em consideração que, se você malhar a noite, por exemplo, você dividirá o aparelho com mais 3 ou 4 pessoas, tendo um descanso das atividades de 2 minutos, sendo o ideal de 45 segundos", explica William.

Alimentação é fundamental: A principal atenção que devemos tomar ao praticar esportes de manhã é em relação à alimentação. Nada de fazer exercícios em jejum! Quando não ingerimos os nutrientes suficientes e vamos realizar alguma sobrecarga física, há riscos de hipoglicemia, causando a desmaios e até outras complicações.

* William Isél (CREF 037948 G/RJ) é professor de Educação Física especializado em musculação e treino de força.

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