Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Por que não devemos trocar as refeições principais por lanches? Entenda!
Guia Culinário 15/07/2016

Por que não devemos trocar as refeições principais por lanches? Entenda!

Longos períodos de trabalho, além do ritmo acelerado dos dias, nos levam a optar pela praticidade alimentar: trocar um almoço por lanchinhos é um hábito cada vez mais usual por pessoas que esquecem, ou desconhecem, a importância de seguir à risca os mandamentos de uma alimentação saudável. Entenda as principais razões de não fazermos essas substituições em nossa rotina!

Segundo o Ministério da Saúde, 16% da população brasileira admitiu trocar as refeições por lanches, sete ou mais vezes por semana. Geralmente, quando essa substituição é feita, a escolha dos lanches não são saudáveis: pizzas, sanduíches e salgadinhos são as primeiras alternativas, todas com alto teor calórico, excesso de sódio ou açúcar.

Um bom prato de arroz com feijão, legumes e proteínas, tradicional na hora do almoço, por exemplo, vem sendo preterido por pequenas porções de, na maioria das vezes, produtos industrializados e sem valores nutricionais. Isso deve ser evitado a qualquer custo! Há de se ter um tempo reservado para a sua alimentação, ou caso contrário, você estará exposto a problemas, doenças e enfermidades que refletirão diretamente em seu desempenho, tornando o “lanchinho” um efeito reverso ao pensado quando fora ingerido. A nutricionista Priscilla Goretti analisa as melhores possibilidades e combinações para mantermos as principais refeições do dia:

“Por serem refeições importantes, nos dá a oportunidade de combinar nutrientes, como por exemplo, o arroz e feijão, que formam uma combinação de aminoácidos essenciais ao organismo e aumento da biodisponibilidade dos mesmos. Além de outros alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e proteína de alto valor biológico”, explica a nutricionista Priscilla Goretti.

Como manter uma refeição saudável no dia a dia

Já pensou em preparar a sua refeição em casa? Mesmo que seja o lanche, você saberá exatamente a origem dos alimentos e a qualidade dos mesmos. Veja algumas opções para tornar os seus dias mais saudáveis e suas refeições mais nutritivas:

Fonte de carboidratos: Pães integrais, sírio, italiano ou ciabata, podem ser boas alternativas para começar. Possuem baixo teor calórico e, na maioria deles, é possível encontrar boas quantidades de fibras.

Rico em proteínas: Não podemos ter uma alimentação equilibrada sem a presença das proteínas. Elas são fundamentais e essenciais para a saúde do nosso corpo. Por isso, frango desfiado, atum, sardinha, carne fatiada, presunto magro, peito de peru, blanquet, queijo minas, ricota, queijo cottage são opções para incrementar a sua alimentação.

Vitaminas e minerais: Fontes de energia e responsáveis por manter a saúde do nosso sistema imune. Você pode acrescer alface, tomate, cenoura, beterraba, agrião, espinafre, almeirão e palmito, por exemplo.

Frutas: São completamente indispensáveis em uma alimentação saudável, você pode preparar um suco natural para acompanhar as refeições ou salada de frutas como sobremesa ou lanche da tarde.

Coma de 3 em 3 horas: A regrinha vai cair muito bem nessas horas, principalmente no dia que o lanche for a opção, pois se faltar em uma refeição, você poderá suprir em outra e para ter uma boa saúde precisamos de todos os nutrientes de forma balanceada.

Produtos relacionados