Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Por que não devemos pular as refeições no dia a dia? Veja 5 motivos fundamentais
Guia Culinário 20/04/2017

Por que não devemos pular as refeições no dia a dia? Veja 5 motivos fundamentais

Dias corridos, rotina agitada, pressa de tudo. A loucura do cotidiano parece uma desculpa perfeita para pularmos refeições, “tapear” a fome e não dar a devida atenção à qualidade da nossa alimentação. Porém, a falta de tempo não pode ser motivo para descuidos e deslizes no cardápio. Seguir as horas corretas de cada refeição é fundamental para que o organismo trabalhe bem e que o corpo responda de maneira positiva, com força e energia!

Seja o café da manhã, almoço, lanches ou o jantar, você não deve abrir mão de nenhuma dessas refeições. Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, todos esses momentos são importantes para que o organismo adquira os nutrientes necessários para o seus processos funcionais durante o dia:

“É através das refeições principais que as quantidades de nutrientes devem ser atendidas. Ao pular a refeição e a pessoa fica com muita fome, por exemplo, é provável que acabe dando preferência por lanches rápidos ou industrializados, optando por alimentos de baixa densidade nutritiva. Por isso, adequar a alimentação às necessidades individuais é tão importante”, explica a profissional.

4 bons motivos seguirmos as ordens das refeições

1- Organismo nutrido: De acordo com a nutricionista, quando não seguimos os horários de alimentação, o corpo fica com carência nutricional, pois podemos suprimir algum grupo alimentar importante: “Por exemplo: deixar de jantar e comer apenas uma fruta, deixamos de ofertar proteína nessa refeição. Será necessário ajustar as cotas diárias do indivíduo para não cair no erro de uma dieta carente em proteínas”, analisa a especialista.

2- Gera maior saciedade: Se você comer além da conta, um dos motivos, pode ser a sua desordem de horários na alimentação. Quando pulamos alguma refeição, estaremos com uma fome duplamente maior quando formos comer novamente. Essa prática pode acarretar a gula, o ganho de peso e ainda sobrecarregar o estômago durante o processo digestivo.

3 – Provoca bem-estar Quando há uma deficiência nutricional, o indivíduo pode se sentir mal, e ter alguns sintomas causados pela hipoglicemia: “Fraqueza, tontura, sudorese, queda de rendimento no trabalho, irritabilidade entre outros. Isso também pode levar a desmaios”, alerta a nutricionista

4 – Regula os hormônios: Seus hormônios podem agir contra você: “Se você optar por horas de jejum seguidos de alimentação rica em carboidratos, sua insulina irá subir contribuindo para o depósito de gorduras corporais”, completa a profissional.

Comer de 3 em 3 horas é o mais indicado

Para seguir um plano alimentar adequado, completando o quadro nutricional necessário para nosso bem-estar, a principal recomendação dos profissionais é comer de 3 em 3 horas, favorecendo assim a diversidade de nutrientes que necessitamos. Porém, procure a ajuda de um nutricionista para montar uma dieta que atenda às suas necessidades e beneficie a sua saúde.