Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Por que ficar com fome causa mau humor? A ciência explica!
Guia Culinário 02/07/2019

Por que ficar com fome causa mau humor? A ciência explica!

Você sabia que a fome afeta diretamente os nossos sentimentos? Tem gente que fica mal-humorada, triste, irritada e até distraída quando está sem comer há muito tempo. Quem nunca, né? Isso acontece porque o cérebro precisa de combustível para controlar as emoções. Ou seja, quando não estamos devidamente “abastecidos” de glicose, fica difícil controlar os sentimentos e, sendo assim, é natural surgir o mau humor. Quer saber melhor como isso ocorre? A ciência explica e você pode aprender tudo aqui embaixo!

A ausência de glicose compromete o funcionamento do organismo

A ausência de glicose no sangue é a principal causa do mau humor repentino por conta da fome. Afinal, para ter energia e manter o organismo em funcionamento, é muito importante consumir a quantidade certa de alimentos. Vale destacar que glicose não é sinônimo de açúcar ou doce – ou seja, você não precisa comer chocolates e sorvetes para alimentar o cérebro, ok? A glicose é um monossacarídeo usado como principal fonte de energia para o corpo. Ela está presente em diversos alimentos: frutas, vegetais, leites, derivados, amidos (como batata, farinha e arroz), cereais, leguminosas e carnes.

Metabolismo da glicose é essencial para a geração de energia

Está comprovado que a hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue) realmente compromete o funcionamento do organismo como um todo. Mas você sabe por que isso ocorre?

O metabolismo da glicose gera o nucleotídeo adenosina trifosfato (ATP), responsável pelo processo de obtenção de energia nas reações químicas. Caso esse processo de metabolismo seja sabotado (ou seja, você fique muito tempo sem se alimentar), é possível que ocorram algumas alterações neurológicas. Por isso, ficar em jejum durante muito tempo (o que algumas pessoas fazem para perder peso, por exemplo) pode ser algo extremamente perigoso e danoso para o organismo.

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), a glicose é fundamental para o funcionamento dos neurônios, principalmente quando se trata do cérebro de um indivíduo adulto. Quando os neurônios não são “alimentados” com a quantidade certa de glicose, diversos sintomas começam a aparecer: irritabilidade, fraqueza, tontura, ansiedade e até mesmo problemas temporários de visão. Por isso, é fundamental manter uma alimentação regrada, de preferência de 3 em 3 horas com alimentos naturais e saudáveis.

Quando há uma baixa da glicose, hormônios como o cortisol (conhecido por ser o ‘do estresse’) são produzidos

Outro fator que contribui para o mau humor é o aumento de hormônios ligados ao estresse, tais como o cortisol e a adrenalina. Isso ocorre por conta da baixa de glicose – quando essa substância está em baixa no organismo (ou seja, quando você não come há um bom tempo), ocorre a produção do cortisol, da adrenalina e de outros hormônios para auxiliar na liberação do glicogênio armazenado no fígado. Isso faz com que o estresse e a irritação aumentem ainda mais, resultando no típico “mau humor da fome”. Na dúvida, melhor evitar ficar muitas horas sem comer!

Veja mais