Por que eu não tenho fome? Saiba as razões e descubra como aumentar o apetite

A falta de apetite pode ser sinal de uma alimentação desequilibrada. Veja como aumentar a vontade comer de forma saudável e nutritiva
A falta de apetite pode ser sinal de uma alimentação desequilibrada. Veja como aumentar a vontade comer de forma saudável e nutritiva
Carolina Baliere

Consultor:

Carolina Baliere

Formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria

Enquanto a maioria das pessoas busca controlar a vontade de comer no dia a dia, outras tantas fariam de tudo para ter um pouco mais de fome. Causada por uma série de fatores, a falta de apetite pode ser, assim como é a gula, um sinal de desequilíbrio do organismo e, por isso, merece ser detectada antes de se tornar um problema. Descubra como podemos regular a alimentação, e aumentar naturalmente a fome, com ingredientes saudáveis, nutritivos e que trazem saciedade e bem-estar por muito mais tempo.

A falta de apetite pode acontecer por diversas razões, que vão desde aspectos emocionais, como a ansiedade ou depressão, até a deficiência de algum nutriente importante no organismo. Por isso, muitas vezes, as pessoas nem lembram de alimentar durante essas fases. Segundo a nutricionista Carolina Baliere, o mais importante é estar atento aos sinais que o corpo pode apresentar logo no início e procurar um profissional para acompanhar:

"A falta de apetite pode passar por questões de ansiedade, além de poder ser algum distúrbio de tireoide, anemia, falta de B12 ou até verme. Por isso, mesmo não sendo uma queixa persistente, nem muito comum no dia a dia, é sempre importante relatar ao médico e nutricionista para que não deixe passar em branco e que possa ser investigado", completa Carolina.

Como regular a fome ou a falta de apetite? A reeducação alimentar é o primeiro passo

Hoje é sabido que existe a "individualidade bioquímica", em que são levadas em consideração a idade, fatores genéticos e estilo de vida (lifestyle), que variam de pessoa para pessoa. Por isso, para se ter uma base inicial, uma reeducação alimentar deve obedecer as necessidades de cada um.

"Deve-se comer quando está com fome e não quando tem vontade. Só um alerta importante: cuidado com jejuns prolongados para não ter hipoglicemia ou pressão baixa, além de ficar com falta de consumo de vitaminas e minerais, principalmente proteína. Por isso, é importante fazer acompanhamento sempre com um profissional capacitado", explica Carolina Baliere.

Quer aumentar o seu apetite? Invista em alimentos fontes de vitamina B

De acordo com a nutricionista, para melhorar o apetite é importante consumir alimentos que sejam fontes em vitaminas do complexo B. Confira algumas boas opções e seus principais benefícios para a saúde:

- Quinua: O grão superpoderoso, queridinho da alimentação saudável, além de altamente nutritivo, é uma boa opção para regular a alimentação. Ela é rica em fibras alimentares que também proporcionam saciedade mais facilmente, sem acarretar a deficiência de nutrientes.

- Feijão: Um dos alimentos mais nutritivos e presente nos pratos dos brasileiros também é essencial para a prevenção de anemia e outros distúrbios alimentares. Fonte de ferro, o feijão também atua no transporte de oxigênio para as células e diminui os riscos das doenças cardiovasculares.

- Castanhas: Seja a castanha do Pará ou de caju, essas frutas oleaginosas em vitaminas e minerais. Experimente incluí-las em lanches ou até mesmo em saladas, pois, além de um sabor agradável, elas são altamente ricas em selênio, o mineral responsável por melhorar o sistema imunológico e prevenir doenças.

- Verduras verdes: Espinafre e couve são boas fontes dessas vitaminas. Você pode utiliza-las nas principais refeições, refogadas ou misturadas em outras preparações. Além disso, esses vegetais são importantes para fornecer outros nutrientes para o bem-estar, tais como os minerais, ferro, cálcio e fósforo.

OBS: Segundo Carolina Baliere, é importante consumir alimentos ou suplementos de complexo B junto com acompanhamento médico e nunca por prescrição por si próprio. "Vamos observando no dia a dia com os relatos da pessoa. Importante é investigar e saber a causa", finaliza a nutricionista.

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