Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Polpa de Frutas: Congeladas e nutritivas!
Guia Culinário 28/08/2015

Polpa de Frutas: Congeladas e nutritivas!

Em um país tropical como o nosso, a comida/bebida gelada pode ser tranquilamente consumida por todo ano, até mesmo nas estações mais frias, como o inverno. Por isso, diversos alimentos em formas congeladas , são aderidas, pois, além de práticas e gostosas, preservam seus principais nutrientes, como o caso das polpas de futas, uma das iguarias mais utilizadas dessa maneira.

A correria do dia a dia muitas vezes dificulta manter uma alimentação impecável e consumir a porção de verduras, legumes e frutas, orientada por nossos nutricionistas. Por isso, cada vez mais, uma ótima opção são os alimentos que já vêm cortados e picados previamente, além de embalados de forma à preservar suas propriedades mais benéficas.

Em relação ao preparo de sucos, por exemplo, a polpa de fruta congelada é uma escolha saudável para o consumo no dia a dia e bem mais prática que as frutas in natura. “A polpa é uma ótima alternativa, por ser o que há de mais próximo ao suco natural, pois mantêm propriedades organolépticas (aroma, sabor e cor) características de cada fruta”, explica a nutricionista Marina Duda de Oliveira.

Marina ressalta que os sucos de caixinha contêm uma grande quantidade de aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes), que são especialmente nocivas para as crianças, pois podem provocar alergias alimentares. Além disso, eles geralmente contém grande quantidade de açúcar e, nos casos das versões light e diet, adoçante.

Entretanto, alguns cuidados são fundamentais ao optar pela polpa de fruta. Marina ressalta que observar a embalagem do produto para verificar a data de validade e a composição, para constatar se se ali contém apenas fruta congelada e se não contêm aditivos, é necessário para garantir a qualidade do alimento.

Dicas de consumo de frutas congeladas

Por ser rico em frutose, substância que é metabolizada de forma rápida pelo organismo, a nutricionista sugere a adição de elementos que reduzam a velocidade com que a glicose entra na corrente sanguínea. Ela explica que, ao incluir fibras, como por exemplo, linhaça, chia, farelo de banana verde e legumes, esta redução ocorre e, além disso, há o consumo de vitaminas e minerais em apenas uma preparação.

Ela sugere algumas receitas para inovar na hora de consumir a polpa de frutas, como a da manga, por exemplo. Unir elementos como a chia com uma colher de suco de limão e polpa de maracujá, é uma ótima forma de fortalecer o sistema imunológico e adquirir propriedades antioxidantes.

Outra preparação seria de suco de polpa de fruta sabor morango, gelatina sem sabor, iogurte natural e açúcar de coco ou adoçante, para elaborar um delicioso frozen, ou ainda um Smoothie de frutas vermelhas com iogurte, ao unir polpas congeladas de amora, iogurte light de frutas vermelhas, gérmen de trigo e suco de laranja.

*A doutora Marina Duda de Oliveira publica e divulga mais informações através de seu instagram: instagram.com/marinadudanutri