Polpa de fruta congelada é saudável? Descubra os seus benefícios nutricionais!

As polpas de frutas congeladas não só mantêm as propriedades nutricionais dos alimentos, como podem, até mesmo, aumentar os valores desses alimentos. Veja os benefícios!
As polpas de frutas congeladas não só mantêm as propriedades nutricionais dos alimentos, como podem, até mesmo, aumentar os valores desses alimentos. Veja os benefícios!

Congelar ou não congelar? Eis a questão! A prática, tão comum para armazenar os alimentos nas geladeiras, aumentando suas durabilidades, também é motivo de dúvida quando falamos em preservação dos nutrientes. As polpas de frutas congeladas, por exemplo, conseguem manter suas propriedades, os seus sabores e texturas quando estão no refrigerador? Descubra a verdade!

Se pesarmos em uma balança nutricional, as polpas de frutas congeladas são tão poderosas para a saúde quanto as versões naturais dos mesmos alimentos, pois o processo de armazenamento, quando feito corretamente, mantém as propriedades intactas e frescas para consumo. Versáteis, essas polpas podem servir de diversas maneiras, tais como sucos integrais, mousses, sorvetes e até saborosas geleias, incluindo sempre elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo:

"As polpas congeladas são boas opções para quem não tem tempo para fazer um suco de fruta natural, mas é importante não utilizar açúcar na preparação da polpa. O suco de frutas deve ser sempre preferido ao invés de refrigerantes e bebidas artificiais, pois continua sendo uma fonte de minerais e vitaminas em relação a essas bebidas", explica a nutricionista Sheila Basso, que destaca os principais benefícios de quatro polpas de frutas: Abacaxi, goiaba, morango e laranja.

As polpas de frutas e seus benefícios para alimentação saudável

- Abacaxi: Versátil, saborosa e nutritiva, a polpa de abacaxi é rica em fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Na preparação da polpa, você pode acrescer outros sabores e até hortaliças que trarão mais sabor e nutrientes. Experimente acrescer folhas de hortelã ou fatias de gengibre ao seu suco e se surpreenda com o resultado!

- Goiaba: A polpa da fruta é saborosa e pode ser usada para sucos, geleias e até sorvetes. "As goiabas têm quase cinco vezes mais vitamina C do que as laranjas. A fruta é ainda uma boa fonte de potássio e ferro. Por conter apenas 60 calorias, em média, a goiaba é uma sobremesa prática, deliciosa e de poucas calorias", analisa a Dra. Sheila.

- Morango: Segundo a nutricionista, a fruta é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. "Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer. Esse suco, além de combinar frutas de baixíssimo teor calórico, é uma opção mais que refrescante para os dias de calor", ressalta a profissional.

- Laranja: Ninguém resiste a um suco de laranja fresquinho e bem gelado! Além de delicioso, a fruta está diretamente associada à vitamina C, um poderoso antioxidante que protege as células contra danos causados pelos radicais livres. "Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C, ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais como betacaroteno, tiamina, folato e potássio", finaliza a nutricionista.

- Manga: Seja para prepará-la com leite ou água, fazer sorvetes ou mousses, a polpa de manga pode ser uma aliada tanto para a praticidade como para a nutrição. A fruta é rica em vitaminas A, B, C, E e K, além dos minerais como ferro, cálcio e potássio que ajudam a manter o nosso organismo saudável, prevenindo doenças como o câncer, diminuindo os níveis de colesterol e beneficiando o trânsito intestinal.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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