Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Polenta de milho verde: aprenda 3 versões saudáveis do prato italiano
Guia Culinário 18/11/2021

Polenta de milho verde: aprenda 3 versões saudáveis do prato italiano

Nem só de fubá se faz polenta! Que tal experimentar uma versão ainda mais nutritiva, feita com milho orgânico? Pois é. O nome do prato tem origem latina e significa “flor da farinha”, mas ele também pode ser feito com o milho em sua versão mais natural com um bônus: o sabor e a textura cremosa da polenta mais acentuados!

A polenta chegou ao Brasil importada pelos imigrantes italianos, ainda no século XIX. É fácil entender porque que ela faz sucesso até hoje: não tem nada como fazer polenta de milho verde naqueles dias em que a gente procura uma comida confortável no fim do dia, né? Descubra como fazer polenta de milho verde de 3 formas diferentes.

Polenta de milho verde é preparo simples para montar prato colorido e saudável

Para acertar na polenta de milho verde, não tem mistério! O processo é simples, não exige muitos ingredientes e ainda oferece uma textura divina. Veja como fazer polenta de milho verde em poucos passos:

Ingredientes

– 500g de Milho Orgânico Taeq

– 2 copos de água mineral

– 2 dentes de alho orgânico Taeq amassados

– 1 pitada de sal

– Azeite de oliva extravirgem Taeq para untar panela

Lave todo o milho antes de começar e retire os grãos da espiga em seguida. Em um liquidificador, bata o alimento com água mineral até ficar uniforme (se quiser servir o prato mais duro, use apenas 1 copo de água). Passe o creme por uma peneira para espremer todo o líquido antes de cozinhá-lo.

Regue uma panela com um fio de azeite e refogue o alho até dourar. Depois, transfira a mistura para a panela, tempere com sal e mexa em fogo médio por aproximadamente 15 minutos ou até engrossar. Sirva em um refratário ou em porções individuais.

Polenta de milho com cheiro verde e leite é rica em sabores e cremosidade

A receita de polenta de milho verde com cheiro verde e leite é aquela opção para quem quer incrementar ainda mais o preparo em cremosidade e sabor. Rápida de fazer, é uma ótima sugestão de acompanhamento para as refeições ao longo da semana. Basta seguir as instruções abaixo:

Ingredientes

– 500g de Milho Orgânico Taeq

– 1 e ½ copo de leite longa vida zero lactose Taeq

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Taeq

– 4 dentes de alho orgânico Taeq amassados

– 1 cebola orgânica Taeq picada

– 1 pitada de sal

– Sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto

Após lavar o milho e retirar os grãos das espigas, bata o alimento no liquidificador com o leite. Em seguida, refogue o alho e a cebola em uma panela regada com um fio de azeite até dourarem e cozinhe o creme em fogo médio.

Tempere com sal e pimenta e mexa até engrossar. O ponto certo é quando a mistura estiver desgrudando do fundo da panela. Para finalizar, adicione o cheiro-verde e o azeite e mexa bem. Prontinho! Agora você já sabe como fazer polenta de milho, né?

Polenta com farinha de milho é boa opção para preparos mais práticos

Nada como preparos práticos na cozinha para facilitar as refeições, certo? Se você quer garantir a receita de polenta de milho para o almoço ou jantar em família, mas busca algo que agilize o processo, a dica é substituir os ingredientes. Então, troque o milho orgânico por 3 xícaras de chá de fubá nas receitas para obter uma polenta com farinha de milho que vai ficar tão gostosa quanto. Lembre-se de tentar optar sempre pelo que é mais natural e, consequentemente, mais saudável para a comida. Bom apetite!