Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pole dance: os 5 motivos para dar uma chance a esse exercício físico
Movimente-se 29/05/2018

Pole dance: os 5 motivos para dar uma chance a esse exercício físico

Embora tenha se originado na Índia como uma prática masculina, o pole dance acabou sendo associado à sensualidade feminina por ser apresentado por mulheres em cabarés. Hoje, além de estar presente na arte circense ainda tenta virar uma modalidade olímpica. Infelizmente, muitas pessoas veem a “dança do poste” com desconfiança graças ao seu passado relacionado ao erotismo. Mas a verdade é que hoje a prática se espalhou por academias brasileiras e ganha cada vez mais adeptos. E não é de se espantar, já que ela traz diversos benefícios para a saúde.

Pole dance ajuda a perder peso e a ganhar massa magra

Se você tem dificuldade em fazer barra imagine ter que se sustentar em uma? Tudo bem que nesse caso ela fica na vertical, e não na horizontal, o que permite que todo o corpo o ajude a suportar seu peso, mas ainda assim o trabalho não é nada fácil. Afinal, é importante saber fazer os movimentos, o que significa os membros superiores e inferiores vão se revezar para aguentar a sua massa corpórea sem que você caia no chão. Para isso é preciso ter um bom condicionamento físico, que é adquirido com o passar do tempo. Afinal, o pole dance também se trata de um exercício, como ocorre com qualquer outra dança. E por pedir movimentos cada vez mais elaborados, ele permite que o corpo seja tonificado como um todo, fazendo com que quem o pratique perca bastante peso.

Aumenta o equilíbrio do corpo

Embora a força seja sim um fator muito importante não há como negar que é preciso se equilibrar na barra para conseguir fazer os movimentos. Lembrando que o equilíbrio é muito importante para o bem-estar do nosso organismo, já que é justamente ele que nos permite andar e correr. Isso significa que pessoas que o trabalham constantemente através de exercícios dificilmente serão idosos que sofrem com quedas, por exemplo. Além disso, a prática está associada à respiração, que por sua vez quando é feita de forma correta gera diversos benefícios ao corpo.

Melhora a flexibilidade

Por trabalhar com muitos movimentos, o pole dance também melhora e flexibilidade de quem o pratica. Isso significa que o risco de contrair alguma lesão é reduzido, assim como a chance de desenvolver alguma doença respiratória. Além disso, aprimora a capacidade motora e auxilia no bom desempenho de qualquer prática esportiva.

Ajuda a desestressar

Embora se trate de uma dança, há diversas modalidades de pole dance, o que inclui o circense, o esportivo e até o acrobático. Mas seja lá qual for o escolhido, continuará sendo uma atividade física, o que significa que sua prática faz o cérebro liberar endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer. Portanto, o pole dance também ajuda a desestressar, proporcionando o bem-estar mental.

Pode ser praticado por homens e mulheres

Mesmo estando associado a uma prática feminina, o pole dance não está restrito a apenas um sexo. A maior prova é que homens têm procurado cada vez mais essa dança, que hoje é considerada também um esporte, com o objetivo de fortalecer a musculatura do corpo. Aliás, também não há restrição de peso ou mesmo de idade, já que pessoas mais velhas também têm buscado melhorar a qualidade de vida através desse exercício.

Veja mais