Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Poderes da chia: Ciência comprova a eficácia do grão para o controle da diabetes
Guia Culinário 22/09/2016

Poderes da chia: Ciência comprova a eficácia do grão para o controle da diabetes

As propriedades nutricionais da chia ganham cada vez mais espaço e importância dentro das análises da ciência alimentar. Se não bastassem todos os componentes que elevam esse grão ao patamar de “superalimento” para as nossas refeições do dia a dia, um estudo, elaborado pela Unicamp (Universidade de Campinas, de São Paulo), comprovou recentemente a relevância desse ingrediente para combater doenças como a diabetes, mal de Alzheimer e, até mesmo, o câncer. Saiba mais!

A pequisa, feita pelo Departamento de Alimentos e Nutrição da Unicamp e publicada em revistas científicas de todo o mundo, foi a primeira a revelar os reais benefícios do consumo da chia, seja em semente ou em forma de óleo, para ajudar na prevenção de doenças no corpo humano. Os testes, que duraram cerca de 4 anos, foram realizados primeiramente em ratos de laboratório, onde descobriram uma grande quantidade de agentes antioxidantes no grão, que protegem as células de defesa do organismo – o chamado “sistema imunológico” – do ataque de radicais livres, que geram as mais diversas enfermidades. De acordo com a pesquisa, bastam duas colheres de sopa de chia ou o uso do óleo no tempero das comidas para garantir todos esses benefícios.

Chia tem a capacidade de equilibrar as taxas de açúcar no sangue para diabéticos

Dentre os principais benefícios da chia, um dos que mais chamou a atenção foi a capacidade do alimento controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso se deve ao elevado conteúdo de fibras alimentares que o grão possui em sua composição nutricional e que evitam aumentos bruscos da glicemia, a hiperglicemia, ou a rápida queda da glicose no organismo, a hipoglicemia. Por isso, o consumo dessa semente é mais do que indicado para pessoas diabéticas, tanto do tipo I quanto do tipo II da doença. Veja, abaixo, mais alguns importantes benefícios da chia para a nossa saúde!

5 outros benefícios da chia na alimentação

– Melhora a saúde da flora intestinal: Também por causa da grande quantidade de fibras alimentares, as sementes de chia possuem a capacidade de aumentar os movimentos intestinais, evitando problemas como a prisão de ventre, facilitando a digestão.

– Ajuda na perda de peso natural: As sementes de chia absorvem grandes quantidades de água, que formam um gel que ocupa espaço no estômago, aumentando a sensação de saciedade, ou seja, evitando a fome excessiva.
– Reduz os riscos de problemas no coração: A boa presença de ômega 3 na formação nutricional da chia que é capaz de reduzir a inflamação no sistema cardiovascular, evitando o desenvolvimento de doenças como a pressão alta.

– Combate células cancerígenas: Os agentes antioxidantes da chia ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células do corpo, deixando-as mais fortes e protegidas de ataques externos, dos radicais livres, e que podem resultar em diversos tipos de câncer.

– Bom para a memória: Além das fibras, a chia também é rica em cálcio e ferro, dois elementos que ajudam muito em nossas funções cerebrais. Por isso, o seu consumo está associado a uma significante melhora nas capacidades de concentração e memória, podendo ser uma peça-chave para combater o mal de Alzheimer.

4 incríveis receitas com chia para a sua rotina alimentar

– Pudim de chia com creme de manga
– Crepioca de chia com espinafre
– Vitamina com bebida de aveia e farinha de chia
– Apple Crumble com farinha de chia