Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 30/01/2020

Pipoca pronta ou de micro-ondas? Descubra qual opção é mais saudável

Tem coisa melhor que fazer maratona de filmes e séries comendo pipoca? Essa é uma tradição que surgiu nos Estados Unidos, na década de 20, e dura até hoje. A boa notícia é que, ao contrário do que muita gente pensa, a pipoca é sim um alimento saudável – basta que seja preparada da forma adequada. Existem pipocas feitas na panela, no micro-ondas e até versões prontas (salgadas, doces e gourmets). Para que você saiba qual é a mais indicada, nós preparamos uma matéria explicando benefícios e malefícios dessas opções. Confira!

Pipocas prontas podem ser bem nutritivas

Você já experimentou pipoca gourmet pronta? A Taeq possui versões saudáveis, que são estouradas em ar quente (não possuem gordura) e são ricas em fibras. Além de serem mais práticas, as pipocas prontas têm um sabor especial, pois são geralmente feitas com ingredientes diferenciados: pimentas, ervas finas, azeite, páprica, sal rosa do Himalaia, entre outros. Além disso, existem versões de pipocas doces bem mais saudáveis, preparadas com canela, cacau, maçã e açúcar mascavo (em vez do açúcar refinado).

Se você quer incorporar esse alimento ao seu dia a dia, a nossa dica é apostar em versões saudáveis de pipocas prontas. Elas são altamente nutritivas (pois têm alto teor de antioxidantes, fibras e zero gordura trans), além de serem preparadas com ingredientes mais benéficos à saúde (como sal do Himalaia, em vez do refinado).

Pipoca de micro-ondas é fonte de gordura trans, uma das maiores vilãs da saúde

Muitas pessoas gostam de recorrer à pipoca de micro-ondas por conta da praticidade – afinal, ela é bem simples de preparar no dia a dia. No entanto, ela tem um teor muito alto de gordura trans, que é uma das maiores vilãs da saúde.

Para quem não sabe, gorduras trans são feitas artificialmente (a partir da hidrogenação de óleos vegetais) e, por isso, não conseguem ser completamente digeridas pelo nosso organismo – o que pode causar aumento do colesterol ruim (LDL) e o acúmulo indesejado de gorduras pelo corpo.

Além disso, vale destacar que a pipoca de micro-ondas tem um alto teor de aromatizantes, conservantes e outras substâncias maléficas ao organismo. Por conta disso, o mais indicado é estourar os milhos em uma panela específica ou, então, recorrer às pipocas prontas (gourmets e bem mais saudáveis).