Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pipoca é mocinha ou vilã? Os mitos sobre ela que você tem que parar de acreditar
Guia Culinário 26/03/2018

Pipoca é mocinha ou vilã? Os mitos sobre ela que você tem que parar de acreditar

Afinal, pipoca faz bem ou faz mal? Em um mundo em que alimentos como café e ovo passam de vilões para mocinhos em questão de horas é comum não sabermos exatamente o que devemos consumir ou não. Neste caso, trata-se de um alimento que não é consumido diariamente, mas que está relacionado a momentos especiais. Afinal, pipoca é o lanche do cinema, do encontro com os amigos e até das festas infantis. Para passar as comemorações comendo esse alimento sem culpa, dá uma olhada nos mitos relacionados a ele que foram muito difundidos, mas que você tem que parar de acreditar:

O milho da pipoca é transgênico: mito e verdade

Em primeiro lugar é preciso entender o que são alimentos transgênicos, que são evitados a qualquer custo por pessoas que muitas vezes nem sabem do que eles se tratam. Na natureza os seres vivos sofrem com mutações naturais com o passar do tempo, e é por isso que os animais presentes na Terra hoje não são os mesmos de 30 mil anos atrás, por exemplo.

O que os cientistas fazem hoje é basicamente o mesmo processo, mas de maneira artificial. Ao fazer uma combinação de genes em laboratório, eles criam sementes que vão gerar plantas mais resistentes ou mesmo mais suculentas. Isso irá permitir, por exemplo, que se utilize mais veneno contra pragas, já que a planta não irá morrer junto com os invasores – mas ainda assim ficará contaminada.

Ao mesmo tempo, muita gente afirma que eles podem gerar mais comida, alimentando quem passa fome no mundo. Portanto, há argumentos contra e a favor, e nem a OMS (Organização Mundial da Saúde) vetou o uso desses alimentos. Mas e a pipoca? Pois é, algumas até foram geneticamente modificadas, mas isso não significa que todo milho tenha passado por um laboratório! Para comer sem medo basta olhar na embalagem, que ela irá indicar se o produto é transgênico ou não. Acredite: você irá perceber que muitos deles são absolutamente naturais. Na dúvida opte pelo milho orgânico, que será sempre uma opção mais saudável.

Pipoca faz mal para a saúde: mito

Bem, é preciso dar o braço a torcer e admitir que a versão de micro-ondas realmente não é saudável. Além de conter uma quantidade exagerada de sal o milho ainda é geneticamente modificado, algo que não agrada a muita gente. Por fim, são utilizados produtos químicos para manter o seu sabor, algo que conta como ponto negativo para o alimento.

Mas então significa que toda pipoca faz mal? Não, pelo contrário! Na verdade se você prepará-la em uma panela, poderá aproveitar todos os benefícios desse grão. E eles não são poucos, viu? A pipoca é altamente rica em antioxidantes, possuindo-os em maior quantidade que frutas e verduras. Lembrando que essas moléculas auxiliam o sistema imunológico evitando a oxidação das células e consequentemente prevenindo doenças, que vão de uma simples gripe ao câncer.

Pipoca engorda: mito

É claro que se você preparou a sua pipoca com margarina ela ficará cheia de gordura e provavelmente fará você engordar, mas isso não é culpa do grão do milho. Aliás, se for preparada apenas com água e sal ela pode ser até uma boa opção de refeição para quem quer emagrecer, já que uma porção de pipoca produz muita saciedade. Além disso, sua casca também pode auxiliar nesse processo, já que é rica em fibras. Esse nutriente auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo, evitando problemas como a constipação e a sensação de inchaço.

Pipoca possui glúten: mito

Se você é celíaco ou está fazendo alguma dieta na qual precise evitar glúten pode comer pipoca a vontade, pois produtos com milho em geral não apresentam essa substância. Isso vale, claro, para aquela pipoca que é produzida na panela. No caso das que são feitas em micro-ondas é preciso observar a embalagem de cada produto, pois alguns podem, sim, conter glúten.

Produtos relacionados