Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pimenta poblano é pimentão? Entenda suas diferenças e vantagens nutritivas
Guia Culinário 12/03/2020

Pimenta poblano é pimentão? Entenda suas diferenças e vantagens nutritivas

Oriunda do México e popular nos Estados Unidos, a pimenta poblano é frequentemente confundida com o pimentão. De formato e cor similares, os dois alimentos tem bastante coisa em comum além das características morfológicas. Ambos são uma variação da espécie Capsicum annuum, a mesma que a da páprica, do pepperoni e da famosa pimenta jalapeño. Eles também pertencem à mesma família – conhecida como Solanaceae – que engloba as batatas, a berinjela e o tomate. Mas apesar de todas as semelhanças, a pimenta poblano e o pimentão têm diferentes sabores, usos culinários e vantagens nutritivas. Dá uma olhada!

Pimenta poblano faz parte da culinária mexicana

Originária do estado de Puebla, no México, a pimenta poblano faz parte de diversos pratos típicos do país, tais como “chile en nogada”, “chile con carne”, “ancho relleno” e o delicioso guacamole. Comercializada em diferentes estágios de maturação, o fruto ganha o nome de pimenta poblano quando ainda está verde e imaturo. Quando seco e de coloração vermelho-escuro, é chamado de ancho ou chile ancho. Seu sabor é suave e pouco ardido como o da pimenta biquinho e, ao contrário do pimentão, não costuma alterar o gosto dos pratos.

Pimentão tem três principais tipos e é utilizado como um ingrediente complementar

Verde, vermelho ou amarelo: dependendo do tempo de maturação, o pimentão pode ser colhido de três formas diferentes. Quando imaturo, o fruto tem a coloração verde, sabor intenso e um leve “azedinho” no fundo. Se estiver maduro, sua coloração pode ser amarela ou vermelha, e o seu gosto tende a ficar mais leve e adocicado. Na culinária, o pimentão é consumido em sua forma natural, complementando saladas vegetais, molhos, sopas e refogados.

Altamente nutritivos, o pimentão e a pimenta poblano têm muitos benefícios para a saúde

É possível que você já conheça alguns benefícios do pimentão. Ele é uma ótima fonte de ferro, cálcio, vitamina C, vitamina E e fibras, sendo extremamente rico em dois antioxidantes conhecidos como fitonutrientes: os carotenoides (principais precursores da vitamina A) e os flavonoides.

Mas o que essa combinação de nutrientes significa? Quando se trata dos benefícios para a saúde, o pimentão é relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico, à proteção do cérebro contra degenerações e à prevenção de doenças como o câncer.

A pimenta poblano também é fonte de carotenoides e flavonoides, protegendo o corpo contra a ação de moléculas tóxicas como os radicais livres e tem compostos que minimizam sintomas comuns da inflamação. Por fim, assim como outros tipos de pimenta, ela é considerada um alimento termogênico (que acelera o metabolismo e favorece o emagrecimento saudável).