Petit gateau vegano

Fácil
6 porções
30 minutos + tempo de forno
Petit gateau vegano

O petit gateau nada mais é do que uma sobremesa que lembra um minibolo de chocolate recheado. Só que, como você já deve imaginar, ela possui ovos e um derivado do leite - a manteiga - em seu preparo. Por isso, seria um dos alimentos proibidos a pessoas que decidiram não consumir mais nada de origem animal. Se você se enquadra nesse grupo, já pensou em preparar um petit gateau vegano? Não se preocupe: a receita é bem fácil de fazer e fica pronta em apenas 3 passos:

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o óleo, o cacau, a água, a farinha de castanha do Pará, a farinha de trigo e o açúcar;

Distribua em refratários pequenos, untados com óleo de coco e leve ao forno para assar, por 20 minutos, aproximadamente;

Retire do forno, finalize com uma pequena porção de geleia e decore com morango.

Óleo de coco é um poderoso antioxidante

Nos últimos anos, o óleo de coco se tornou um queridinho da alimentação saudável, já que é muito mais nutritivo que os óleos comuns de cozinha. Rico nas vitaminas A, E e K, ele é considerado um poderoso antioxidante, o que significa que combate os radicais livres, evitando a oxidação celular. Com isso, impede não apenas o envelhecimento precoce como também fortalece o sistema imunológico.

Chocolate 70% mantém vários benefícios do cacau

Embora o chocolate muitas vezes seja visto como um inimigo da alimentação saudável, a verdade é que tudo depende do tipo que você compra no mercado. Se optar pelo 70% cacau, por exemplo, vai aproveitar muitos dos benefícios que essa fruta tem a oferecer. Em primeiro lugar, ele é ótimo para o intestino, pois possui propriedades prebióticas probióticas, o que significa que é ótimo para a flora intestinal. Também é rico em flavonoides, antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL). Com isso, impedem que a gordura fique armazenada nas artérias e evitam problemas ligados ao sistema cardiovascular, como infartos e AVCs.

Castanha do Pará é boa para o sistema nervoso

Uma grande vantagem da castanha do Pará é que ela possui selênio, mineral que, além de ser antioxidante, também melhora a saúde cerebral. Com isso, não apenas permite que os neurônios permaneçam saudáveis como também evita problemas ligados ao sistema nervoso, como é o caso do mal de Alzheimer. Outra vantagem desse mineral é proteger a glândula da tireoide - o que acaba combatendo o hipotireoidismo.

Morango é fonte de vitamina C

Por fim, a receita conta com geleia de morango e com a fruta in natura. Por ser uma fruta cítrica, é uma ótima fonte de vitamina C, que por sua vez ajuda na absorção de ferro pelo organismo, além de ser antioxidante. Também ajuda a reduzir os níveis de LDL, o que é ótimo para o sistema cardiovascular. Por fim, o morango é rico em fibras, ajudando a regular o intestino e evitando aquela desagradável sensação de inchaço.

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