Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pesto de manjericão, berinjela e azeitona: como fazer esses molhos deliciosos
Guia Culinário 09/01/2020

Pesto de manjericão, berinjela e azeitona: como fazer esses molhos deliciosos

Originalmente desenvolvido em Gênova, na Itália, o molho pesto é uma receita que envolve frescor, textura, espessura e gorduras saudáveis. Com certeza você sabe do que estamos falando! E o melhor de tudo é que, além de saboroso, ele é popularmente consumido no mundo inteiro por ser nutritivo e supersimples de fazer. Fora que você pode variar a receita com ingredientes que combinam com tudo. Já pensou, por exemplo, em preparar pesto de azeitona ou de berinjela? Saiba como seguindo as nossas dicas!

Prepare o molho pesto com bastante manjericão e azeite

O clássico molho pesto alla genovese precisa acompanhar manjericão fresco, queijo parmesão ralado, algumas colheres de pinoli (semente de pinhão muito comum na culinária italiana) ou nozes sem casca, alho, azeite, sal e pimenta-do-reino gosto.

E para que você consiga agregar todos os ingredientes, comece triturando o alho junto com o sal e o azeite em um processador de alimentos. Acrescente o pinoli (ou as nozes) e o queijo parmesão para bater novamente. Por fim, inclua as folhas de manjericão até chegar àquela consistência de molho bem homogênea.

Obs.: Se julgar necessário, acrescente um pouco de água à mistura. E não se esqueça de higienizar as folhas de manjericão antes do preparo.

Para deixar a receita ainda mais nutritiva, crie variações de molho pesto com azeitonas e berinjelas

Pesto de azeitona

Que tal, por exemplo, preparar um delicioso – e supernutritivo – molho pesto de azeitonas pretas? Essa é uma das principais variações da receita tradicional do pesto! E o melhor de tudo que é que você acrescenta um bocado de vitamina E e antioxidantes ao prato (provenientes do fruto), e ainda constrói um mix de sabores.

Para incluí-lo no preparo, basta retirar o caroço das azeitonas (ou comprar um daqueles potes já sem caroço) e triturá-las junto com o sal, azeite e o alho. Simples, né?

Pesto de berinjela

Com tantas opções de consumo, a berinjela é o típico vegetal que você sempre deve ter na sua geladeira. Saudável, suculenta e muito nutritiva, a berinjela vai agregar ao seu pesto como nenhum outro ingrediente! Para incluí-la na receita também não há nenhum segredo: basta defumar o alimento na boca do fogão até que ele murche (antes de começar a fazer o molho pesto) e triturá-lo no processador com o restante da receita (isto é, com sal, azeite e alho).

Sirva o pesto com entradas e pratos principais

Qualquer tipo de pesto acompanha muito bem os pratos de massas, carnes, antepastos, sanduíches e até mesmo algumas sopas. O segredo é servir o molho em temperatura ambiente (ou frio) e manter todos os ingredientes frescos – sobretudo o manjericão. E se quiser harmonizar com alguma bebida, opte pelos vinhos e sucos cítricos!