Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Perca peso: Invista nos poderes do quiabo para dietas de emagrecimento saudável
Guia Culinário 24/11/2015

Perca peso: Invista nos poderes do quiabo para dietas de emagrecimento saudável

Integrante típico da culinária brasileira, principalmente da mineira, o quiabo, no entanto, ainda é motivo de muitas divergências entre as pessoas: alguns amam e não abrem mão de sua presença nos pratos, já outros não podem ouvir falar no alimento. O fato é que, gostando ou não, esse vegetal é uma ótima opção para quem necessita perder medidas, sendo peça marcante nos mais diversos tipos de dieta de emagrecimento.

Os quiabos são cápsulas de textura fibros e com muitas sementes que são colhidas antes de ficarem maduras. O que deixa o produto ainda mais interessante para a dieta é que, além das propriedades funcionais, o vegetal tem baixo ter calórico. “Ele fornece cerca de 30 calorias a cada 100 gramas, das quais aproximadamente 3 gramas são de fibras. Há a presença das vitaminas A, C e E, caroteno, luteína e xantina (antioxidantes), vitaminas do complexo B e vitamina K, além dos minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco”, revela a nutricionista Lidiane Gomes.

Até mesmo a “baba” do quiabo, muito combatida por quem não gosta do alimento, é ótima para a nossa saúde. A mucilagem, como é cientificamente chamada, traz imensos benefícios para a dieta, como conta a especialista:

“O quiabo apresenta uma fibra solúvel chamada mucilagem que forma um gel na presença da água e tem função de absorver e carregar gorduras, poluentes e metais pesados contidos nos alimentos. Ela retarda o tempo de esvaziamento gástrico proporcionando saciedade, serve de alimento para as bactérias do cólon, reduz o colesterol, e melhora à tolerância a glicose”.

Como aproveitar os benefícios do quiabo?

Para aproveitar tudo que o quiabo tem para oferecer é preciso saber escolher na hora de comprar: procure os mais novos e bem verdes, sem manchas escuras ou amareladas. Quando mais fresco for, mais antioxidantes estarão presentes em sua composição. O produto deve estar firme e não deve ultrapassar o comprimento de 12 centímetros.

Também é preciso atenção na hora do preparo. Ele pode ser frito, refogado ou cozido, usado em diversos pratos quentes ou frios. Dentre os preparos, a melhor opção para a dieta é na forma cozida, que não agrega calorias desnecessárias. Para eliminar a mucilagem, basta lavar, cortar a capsula verticalmente e secar com um pano, e finalize pingando algumas gotas de limão durante o cozimento.

Produtos relacionados