Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pera: A fruta que é uma ótima opção para alimentação de bebês em fase de desmame
Guia Culinário 16/12/2015

Pera: A fruta que é uma ótima opção para alimentação de bebês em fase de desmame

Quando o assunto é alimentação de bebês, ainda mais para mães recentes, de primeira viagem, as dúvidas são frequentes. Qual a época certa de começar o desmame? Como fazer? E o principal: o que é adequado? Na dúvida sobre o que escolher, opte pela pera. Essa delicada e deliciosa fruta tem nutrientes de peso, em poucas calorias, capaz de suprir as primeiras necessidades nutricionais do leite materno.

Um das principais vantagens de incluir a pera na dieta do bebê é que a fruta é uma das que possui maior teor de fibras – cerca de 2,5 g por unidade. Por causa desse nutriente, o alimento tem um leve efeito laxante, o que ajuda a evitar as dolorosas cólicas intestinais no neném. Além disso, o fruto da pereira quase não tem acidez, é de fácil digestão, e raramente provoca alergias.

“Por causa das inúmeras propriedades nutricionais, além de conter baixo teor de sódio, colesterol e gordura saturada, a fruta é uma das mais indicadas para a iniciação da alimentação complementar na primeira infância”, explica a nutricionista Junia Franco.

Outro fator importante do consumo da pera durante o desmame é o cobre presente na fruta. Esse mineral é fundamental para a formação de colágeno, substância que estrutura e repara os tecidos, principalmente pele e músculos, o que é essencial para o crescimento saudável. Para completar, a pera é fonte de vitamina K, micronutriente que ajuda a regular a coagulação do sangue e atua na formação dos ossos.

Pera é uma ótima alternativa para um doce saudável

Com aproximadamente 53 calorias a cada 100g de fruto, a pera é uma excelente alternativa quando surge a vontade de comer doces. Além de ser muito suculenta, ela só faz bem: é rica em antioxidantes, vitaminas A, C e do complexo B. Deve ser consumida com a casca, principalmente por conter flavonoides e ácido fenólico, substâncias com ação antioxidante, que combatem os radicais livres e várias doenças.

Cuidados na escolha, armazenamento e consumo da pera

Para levar pra casa o melhor alimento, escolha os de casca firme e não duras, o que indica que a fruta ainda não está madura e por isso será indigesta. Escolha as mais conservadas, sem manchas ou cortes.

Quanto ao armazenamento, o ideal é deixá-las ao ar livre, em local seco e arejado, ao abrigo do sol e protegidas, uma a uma, por papel – isso faz com que sua delicada casca seja protegida de machucados que irão acelerar a oxidação dos nutrientes da fruta. Não utilize sacos plásticos fechados, pois estes impedem que um gás produzido naturalmente pela fruta seja eliminado e isso acelera a maturação e apodrecimento.

Assim como a maçã, a pêra escurece quando cortada e não consumida imediatamente. Para que isso não aconteça e os nutrientes sejam desperdiçado, pingue algumas gotas de limão assim que fatiar a fruta.