Pequena mas poderosa! Descubra os benefícios nutricionais das cenouras baby

Apesar de pequena, a cenoura baby, ou mini cenoura, é grandiosa em relação a sabor e, principalmente, propriedades nutricionais. Saiba mais sobre esse poderoso legume e os benefícios que ele carrega para a nossa alimentação!
Apesar de pequena, a cenoura baby, ou mini cenoura, é grandiosa em relação a sabor e, principalmente, propriedades nutricionais. Saiba mais sobre esse poderoso legume e os benefícios que ele carrega para a nossa alimentação!
Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL).

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Tamanho não é documento, muito menos alimento! As mini cenouras, ou cenouras "baby", são exemplo que, mesmo em proporções menores, seus poderes nutricionais são grandiosos. Suas qualidades e nutrientes são tão importantes quanto as versões normais e sua versatilidade varia de acordo com a imaginação. Conheça mais sobre esse notável alimento e seus benefícios à saúde.

Pequenas, médias ou grandes, a cenoura é um alimento extremamente rico em vitamina A, fibras, cálcio e ferro, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O legume é muito bem aderido às dietas por sua facilidade de consumo e por suas combinações infinitas. Na salada, em um sanduíche natural, como acompanhamento de peixes, crua ou cozida, ela é um componente que beneficia a saúde de uma forma geral. Como explica a nutricionista Caroline Codonho:

"As cenouras são excelentes fontes de betacaroteno (importante na saúde da pele e olhos), biotina (importante para a saúde dos cabelos), vitamina K (com função na coagulação sanguínea) e potássio (importante no controle da pressão arterial). Além disso, possui um elevado teor de fibra solúvel, uma excelente fibra para o funcionamento intestinal e auxiliam na redução dos níveis sanguíneos de colesterol." ressalta a nutricionista Caroline Codonho.

As vantagens das mini cenouras não param aí: composta por 87% de água, elas são colhidas durante a evolução e além de trazer um sabor mais adocicado que a cenoura tradicional, elas são muito crocantes. "Na verdade são grandes cenouras! São tipos de cenoura geneticamente modificadas para crescerem mais e terem a cor alaranjada forte, sem aquele centro mais claro", destaca a profissional.

Qual é a melhor forma para consumir as mini cenouras?

Segundo Codonho, a melhor forma é ser consumida é crua, mas é possível usarmos bons acompanhamentos para potencializar o sabor e os nutrientes da mini cenoura: "Podemos adicionar limão e azeite para intensificar o sabor das cenouras." indica a profissional.

Outras formas de incluir as cenouras baby são: cozidas, como petisco, fritas, caramelizadas, passadas na manteiga, assadas ou refogadas. São tantas opções que a sua criatividade tem uma grande influência na hora do consumo. Além disso, as mini cenouras também são usadas para a produção de pratos doces, como bolos e tortas.

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