Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pepino sobre os olhos: É mesmo eficaz para evitar olheiras e inchaços? Descubra!
Guia Culinário 05/10/2016

Pepino sobre os olhos: É mesmo eficaz para evitar olheiras e inchaços? Descubra!

Você já deve ter visto ou ouvido falar em colocar rodelas de pepinos sobre os olhos para amenizar as olheiras e os inchaços do dia a dia, não é? Um dos mais famosos métodos de beleza tem um lugar todo especial na lista de cuidados com a pele das pessoas que estão sempre atentas à aparência. Mas, afinal, qual é a real eficácia desse alimento? Será que existe algum fundamento nesse hábito ou é mais um mero mito do senso comum? Descubra os benefícios do pepino, seus poderes nutricionais e as suas melhores formas de consumo.

As rodelas de pepino em cima dos olhos é uma prática antiga, mas que sim, são bem produtivos. Segundo a nutricionista Luciana Fiorese, por mais que o método soe como um “clichê”, o vegetal possui propriedades hidratantes que beneficiam a saúde e a aparência dos nossos olhos: “Por ser composto por 90% de água e os outros 10% por ácido ascórbico (vitamina C), flavonóides, ácido caféico e folato, o pepino é um poderoso hidratante. Além disso, esse complexo de nutrientes tem algumas outras propriedades: é anti-inflamatório, calmante, clareador, regenerador celular e anti-edematoso”, explica a profissional, ressaltando, no entanto, que só é possível adquirir os resultados desejados com o pepino gelado, sendo esse o segredo da eficácia do famoso “truque”:

” A temperatura baixa contrai os vasos sanguíneos e, com isso, o inchaço das pálpebras diminui e as olheiras clareiam. Outras máscaras e bolsas com gelo também garantem este resultado, porém, não têm os mesmos benefícios extras do pepino”, destaca a especialista.

Consumir pepino também é benéfico para a saúde do organismo

O vegetal também é conhecido por suas grandezas nutricionais, beneficiando nossa saúde de uma maneira geral. ” Vitaminas A, B, C e K estão presentes no pepino. Além do cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, fluoreto e sílica que são alguns dos minerais encontrados”, reitera Luciana que indica que o vegetal seja comido cru e no meio das refeições. Além disso, o fruto é uma excelente alternativa para servir como petisco, por exemplo, além de saboroso, o seu consumo também pode prevenir o mau hálito, já que ele diminui consideravelmente a produção da placa bacteriana, por ser considerado também um alimento detergente.

As vitaminas e minerais encontradas no vegetal ajudam a aliviar as dores de cabeça, reduz a pressão sanguínea e o colesterol, auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue e por ter ação diurética, elimina as toxinas do corpo e favorece a digestão. “Uma alimentação saudável sempre favorece a saúde do corpo como um todo. Consulte sempre um nutricionista para seguir uma dieta completa e equilibrada!”, enfatiza Fiorese.

Pepino no combate ao câncer

Outra grande propriedade do pepino, é a sua ação antioxidante, que ajuda a manter o nosso corpo alcalinizado, prevenindo o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, tais como: o de próstata, mama, ovário, útero e endométrio. Segundo estudos americanos divulgados no Journal of the National Cancer Institute (Jornal do Instituto Nacional do Câncer), o consumo diário do pepino, pode reduzir as chances em até 50%.