Peito de frango grelhado: Por que ele é tão recomendado em dietas alimentares?

10 entre 10 nutricionistas recomendam o peito de frango grelhado nas principais refeições do dia. Menos gorduroso e calórico, ele é fonte de grandes nutrientes!
10 entre 10 nutricionistas recomendam o peito de frango grelhado nas principais refeições do dia. Menos gorduroso e calórico, ele é fonte de grandes nutrientes!
Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Faculdade Faveni.

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Quando falamos em incluir proteínas no cardápio alimentar, quase que a totalidade dos nutricionistas indicam o peito de frango grelhado para os nossos almoços ou jantares do dia a dia. Mais leve, com baixo teor de gordura e rico em diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, essa carne é sempre uma boa alternativa para compor dietas saudáveis e equilibradas! Descubra as razões desse alimento ser tão recomendado pelos profissionais de nutrição.

Rico em vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K, o peito de frango grelhado é um perfeito aliado para fortalecer e gerar mais energia ao organismo, prevenindo doenças, aumentando a imunidade, controlando os níveis de colesterol no sangue e, até mesmo, favorecendo a perda de peso. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues dos Santos, o alimento também é fonte de proteínas, principal componente estrutural e funcional das células no organismo:

"O peito de frango é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, pois possui todos os aminoácidos essenciais e em quantidades apropriadas para o nosso bem-estar. A carne possui cerca de 30 gramas de proteínas em 100 gramas de peito de frango, e por conter pouca gordura em sua composição é indicado para as dietas alimentares. Podemos consumi-lo de diversas formas como cozido, assado, grelhado, e devemos evitar o seu consumo frito ou à milanesa", explica a profissional.

4 benefícios do peito de frango grelhado para a saúde

1 - Previne o câncer: Conhecida por ser uma carne magra, com pouca gordura, o peito de frango ajuda a reduzir os riscos da doença, podendo ser o câncer de mama, próstata ou colorretal. Além disso, as substâncias niacina (vitamina B3) e selênio encontrados na carne ajudam a prevenir o desenvolvimento das células cancerígenas.

2 - Coração saudável: Fonte de vitamina B6, a substância ajuda a manter o equilíbrio dos minerais sódio e potássio, promovendo a boa saúde cardiovascular, ajudando na formação das células vermelhas do sangue e auxiliando na absorção das gorduras boas e proteínas benéficas para o bem-estar do coração.

3 - Fornece energia: Por ser rico nos aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, o peito de frango ajuda a ativar o nosso corpo, completando os nutrientes necessários e fornecendo energia para realizar as atividades do dia a dia. Além disso, as vitaminas do complexo B são responsáveis por acabar com o cansaço e a preguiça.

4 - Diminui os riscos do Alzheimer: A niacina, substância encontrada na composição nutricional do frango atua promovendo a saúde do cérebro, diminuindo as dores de cabeça constantes, atuando em prol da memória e da concentração e combatendo o desenvolvimento do Mal de Alzheimer e a demência.

Consumo recomendado: Há alguma restrição para o peito de frango?

Segundo a nutricionista Carine Rodrigues dos Santos, para um adulto saudável, é recomendado em torno de 1,0 grama de proteína por quilograma de peso por dia: "Ou seja, considerando um adulto que tenha 70kg, ele deve consumir 70 gramas de proteínas ao dia (70g de proteínas, não são 70g de peito de frango)", explica a profissional.

"Entretanto, pessoas portadoras de doença renal crônica devem ficar atentas as quantidades de proteínas, tendo o seu consumo bem controlado. E há restrição também para indivíduos intolerantes à proteína animal, até que seja identificado o alimento causador das reações adversas", finaliza a nutricionista.

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