Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Páscoa saudável: Veja as melhores opções para o seu ovo de chocolate!
Guia Culinário 24/03/2016

Páscoa saudável: Veja as melhores opções para o seu ovo de chocolate!

Ovo de Páscoa… Não há quem resista! Mesmo que segue uma rotina alimentar regrada, fugir a tentação de um chocolate, principalmente nessa época do ano, é tarefa árdua. A boa notícia para os “chocólatras” de plantão é que, de maneira equilibrada e escolhendo as opções mais saudáveis, nós podemos sim adicionar essa deliciosa iguaria em nossa dieta!

Por muito tempo, o chocolate foi considerado um “vilão” da alimentação saudável. Agora, cada vez mais, estudos da área nutricional mostram que o alimento também pode fazer bem à saúde, trazendo benefícios para o corpo, se consumido em devidas quantidades, é claro.

Os chocolates com um teor maior de cacau (50% para cima) são considerados mais saudáveis. As vitaminas e minerais que são encontrados nas versões mais amargas, como potássio e cobre, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e fortalece o cérebro; o magnésio, também concentrado no alimento, auxilia no controle da diabetes tipo 2, enquanto a grande quantidade de ferro, faz dessa iguaria um aliado contra à anemia, por exemplo.

“Os chocolates 70% são os mais saudáveis e menos calóricos. Escolha aqueles com maior teor de cacau, o 70% é o ideal pois contém antioxidantes e menos açúcar. Para aqueles que não estão acostumados, o 50% cacau já é um bom começo”, destacou a nutricionista Mariane Valpassos.

Assim, na hora de escolher o chocolate pra Páscoa, alguns cuidados são necessários pra não exagerar na dose e manter um a alimentação saudável mesmo com a ingestão do doce. Não há uma recomendação específica para o consumo, mas tudo é uma questão de equilíbrio, só fará bem se não for em excesso. A Dra. Mariane separou algumas dicas importantes para ajudar a escolher o chocolate ideal. Confira!

4 dicas para escolher o chocolate ideal

Fique atento aos rótulos dos produtos e a lista de ingredientes, evite aqueles que tem como primeiro ingrediente açúcar ou gordura hidrogenada.

– Evite as opções com muito recheio, pois contém maior quantidade de açúcar.

Não coma uma porção exagerada, congele e guarde para ir consumindo aos poucos.

– Evite o chocolate branco. Ele é feito com manteiga de cacau e açúcar, sendo assim não é possível aproveitar os efeitos benéficos do cacau.