Parando de fumar? Descubra os alimentos que vão te ajudar nesta fase delicada

Pare de fumar: Descubra alimentos que podem te ajudar na luta contra o tabagismo
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Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

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Na luta contra o tabagismo, é normal que uma pessoa ganhe peso durante o processo, mas felizmente isso é algo que pode ser evitado facilmente. O segredo é aliar uma alimentação saudável à prática regular de exercícios. Controlando o peso e a massa corporal é possível curtir a nova fase com a autoestima em dia, e ainda começar uma rotina nova, descobrindo práticas estimulantes para o corpo e o cérebro. Um passo importante é fazer algumas substituições durante as refeições e nos intervalos onde geralmente ocorrem os picos de ansiedade. Felizmente, não é tão difícil trocar um alimento gorduroso por um mais saudável. Uma dica, por exemplo, é usar aplicativos online para manter o controle do que se come, entre outras atitudes positivas que vão te dar mais força nesta fase livre do tabaco.

Existem algumas razões óbvias que colaboram para o ganho de peso depois de largar o cigarro. Uma delas, e a mais importante, é justamente ter novamente o paladar e o olfato regenerados e funcionando muito bem. Já que a nicotina e as químicas usadas na composição do cigarro inibem estes sentidos. Além disso, tem também a gratificação oral, já que ex-fumantes sentem a falta da sensação de ter algo nas mãos ou na boca, usando a comida como substituta do cigarro. Uma outra razão é que o cigarro é muitas vezes um companheiro nas horas de estresse, tensão e tédio. É muito importante não usar a comida para lidar com todos esses sentimentos, e sim começar uma rotina de exercícios agradáveis e divertidos.

Para a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila, investir em frutas, verduras e legumes nas horas de ansiedade e estresse seria a melhor solução para não ganhar peso, adicional. "Eles têm fibras que dão saciedade e tem o valor calórico menor", explica a especialista, que salienta que fumantes costumam ter deficiência de vitamina C, logo ela recomenda o consumo regular de frutas cítricas como laranja e tangerina.

Confira na galeria alguns alimentos que podem te ajudar a ficar livre do cigarro!

Em relação ao açúcar, a nutricionista também deu algumas dicas ótimas. "Se sentir falta do doce pode usar bananada sem açúcar de adição, frutas secas como damasco, uva passa, banana passa ou ameixa preta ou barra de cereal diet ou light. A gelatina dietética também ajuda a driblar a vontade pelo doce. "Os biscoitos doces também podem ser consumidos, mas prefira sempre os com cereais e não os recheados, sempre mantenha uma dieta balanceada, rica de nutrientes", diz.

A nutricionista garante que um método ótimo e muito usado para aliviar a falta do cigarro é o hábito de consumir balas e chicletes, dando preferência sempre aos sem açúcar. "Para aqueles que sentirem vontade de comer a toda a hora corte palitinhos de cenoura crua, pepino ou erva doce, cenoura baby ou tomate cereja, que são alimentos de baixo valor calórico e melhores opções às balas, chicletes, bolachas doces recheadas, chocolates, salgadinhos de pacote, amendoim, muito procurados por quem para de fumar", indica Adriana.

O café e o álcool são gatilhos para a vontade de fumar, procure evitá-los. Alguns substitutos bons são os chás suaves como os de camomila, menta, hortelã, jasmim, erva doce, melissa que são mais relaxantes. "Para deixar a boca com um sabor agradável coloque 1 cravo da índia ou 1 pedacinho de gengibre, que ajuda a odorizar a boca. Tome bastante água ao longo do dia para eliminar o excesso de nicotina na urina", aconselha a nutricionista.

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