Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que servem os aparelhos da academia? Entenda a função dos mais famosos
Movimente-se 23/07/2018

Para que servem os aparelhos da academia? Entenda a função dos mais famosos

Seja para perder peso ou simplesmente para adotar um estilo de vida mais saudável, fazer exercícios físicos é essencial. Afinal, há diversos benefícios associados a essa prática, como dar mais disposição e evitar o surgimento de doenças crônicas. Ainda assim, muita gente fica meio perdida sem saber por onde começar. Entre algumas boas opções temos praticar um esporte ou uma dança, mas essas não as únicas.

Já pensou em se matricular em uma academia? Dependendo do seu interesse e disponibilidade de horário essa pode ser a solução perfeita! Afinal, lá é possível trabalhar diferentes áreas do corpo, podendo focar, inclusive, na de sua preferência. Mas será que você entende para que serve cada aparelho e como eles podem ajudá-lo a melhorar o seu porte físico? Conheça alguns dos mais comuns:

Bicicleta ergométrica é alternativa para quem gosta de pedalar

Para quem não tem a oportunidade (ou não gosta) de pedalar ao ar livre uma boa solução é a bicicleta ergométrica. Seus benefícios são os mesmos que os apresentados por quem utiliza uma bicicleta tradicional, como dar mais força às pernas e prevenir contra doenças cardiovasculares. Queimar calorias é um ponto que nem precisa ser comentado, já que esse é um benefício de qualquer exercício. Por fim, é um exercício de baixo impacto, o que significa que pode ser praticado por praticamente qualquer um.

Supino trabalha os membros superiores

Já se o seu objetivo é focar no peitoral o supino pode ser uma ótima solução. Esse é aquele exercício na qual é preciso ficar deitado e levantar uma barra com pesos nas extremidades. Neste caso os membros superiores são os grandes beneficiados, o que inclui tanto o peitoral quanto os músculos do braço.

Halteres podem ser usados em casa

Os halteres nada mais são é do que aqueles pesos que muita gente tem em casa para não precisar ir para a academia. Aliás, eles muitas vezes não são considerados aparelhos, mas pela sua eficiência garantiram um lugar nesta lista. Se engana quem acha que eles não fazem a menor diferença, pois podem ser essenciais para perder gordura e ganhar músculos. Afinal, é bom lembrar que seu peso varia, sendo necessário aumentar a dificuldade conforme você vai praticando exercício regularmente. Além disso, muitas vezes a grande diferença está no número de repetições, e não no peso em si.

Cadeira extensora trabalha a coxa

Quando se trata dos membros inferiores não há como não se lembrar da cadeira extensora. Esse é aquele equipamento na qual você fica sentado em uma cadeira enquanto levanta um peso pelo dorso do pé. Assim como ocorre com os halteres, esse peso pode ser modificado, ficando mais ou menos pesado dependendo da força de quem está se exercitando. Aqui, os músculos trabalhados são essencialmente os da coxa, embora nem todos os da região fiquem mais fortes devido ao exercício. Não se esqueça de utilizá-la com o acompanhamento de um especialista, já que ao usar a cadeira de forma incorreta há um grande risco de sofrer com lesões.

Leg press é usado para fortalecer quadríceps, glúteos e até abdômen

Ficar em uma cadeira reclinada e empurrar um peso com os pés: esse é o leg press. O exercício pode ser feito em diversas posições, com a pessoa mais ou menos deitada e o peso mais ou menos na posição vertical. Embora trabalhe principalmente os músculos do quadríceps, localizados na coxa, também atua nos glúteos e até no abdômen.

Barras fixas e paralelas são boas para braços, peito e costas

Sabe aquela barra de exercícios alta que fica em praças e orlas de praias? Pois é, ela é conhecida como barra fixa, enquanto a que fica na altura no quadril é chamada de barra paralela (essa, inclusive, é usada na ginástica artística masculina). De uma forma geral as duas trabalham a região de braços, peito e costas. Agora você pode estar pensando “por que ir para uma academia se esse aparelho é facilmente encontrado em lugares públicos?“. Bem, é importante lembrar que fazer exercícios de forma equivocada pode provocar sérias lesões, por isso, trabalhe antes com um profissional antes de arriscar fazer tudo sozinho.

Puxador: intensidade pode ser regulada através de pesos

Por fim temos o puxador, que aparece tanto na sua versão em formato de barra quanto na de, como o próprio nome indica, puxadores. A diferença em relação às barras fixas é que neste caso ela fica presa apenas por uma espécie de fio, que está conectado a pesos. Portanto, ao puxá-la você também estará levantado esses pesos, que podem ser regulados de acordo com a sua força física. Esse também é um aparelho que trabalha os membros superiores, tendo, nesse sentido, resultados similares aos obtidos pelos exercícios de barras fixas e paralelas.

Veja mais