Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve o barbatimão? Os benefícios dessa planta que ajuda com a gastrite
Guia Culinário 10/11/2020

Para que serve o barbatimão? Os benefícios dessa planta que ajuda com a gastrite

O barbatimão, para quem não conhece, é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro muito encontrada em São Paulo, Minas Gerais e nos estados do Centro-oeste. O chá dessa planta é conhecido por aliviar sintomas de gastrite, possíveis infecções e até candidíase. Aqui, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os benefícios do barbatimão e seus possíveis usos. Continue lendo para saber mais!

Para que serve o barbatimão?

Muito usado no preparo de chás e cataplasmas, o barbatimão se destaca por ter diversas propriedades medicinais (desde antioxidantes até ações diuréticas) e pode ser usado para tratar diferentes doenças.

Planta é indicada para tratar gastrite, amenizar dores de garganta e outras inflamações

O grande diferencial do barbatimão é que ele ajuda a diminuir a acidez do estômago e, por ter ação anti-inflamatória e analgésica, é ótimo para amenizar os sintomas da gastrite. Além disso, o chá dessa planta ajuda a amenizar dores de garganta e outros focos de inflamação, como possíveis úlceras no trato gastrointestinal.

Barbatimão tem ação antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética e antibacteriana

Também chamada de uabatino ou barmatimão-verdadeiro, essa planta se destaca por ter forte ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética, cicatrizante e antibacteriana. Por isso, ela ajuda a manter a saúde da pele, da imunidade a e é ótima para desintoxicar o organismo, diminuindo possíveis inchaços e evitando o acúmulo de líquidos.

Ajuda a recuperar ferimentos e hematomas na pele

O barbatimão possui um composto ativo chamado tanino que tem como principal função auxiliar no processo de cicatrização do corpo. Por isso, além de consumir o chá da planta, uma boa dica é preparar um cataplasma usando as cascas do barbatimão (parte mais rica em taninos). Neste caso, basta aplicar a pasta medicinal em possíveis hematomas, feridas e cicatrizes para acelerar o processo de recuperação.

Funciona como aliado contra a candidíase

Outro ponto interessante do barbatimão é que ele ajuda a combater a Candida albicans, fungo causador da candidíase (infecção que ocorre geralmente na área genital feminina). O indicado, neste caso, é usar o chá feito com as cascas ou as folhas do barbatimão para fazer banhos de assento e, assim, melhorar os sintomas causados pela candidíase.

Chá de barbatimão pode funcionar como bebida detox

É possível que você já tenha ouvido falar que barbatimão emagrece. A verdade, no entanto, é que a planta possui propriedades detox que ajudam a eliminar as toxinas do organismo e, quando combinada com ingredientes termogênicos (como gengibre, pimenta e canela), pode ajudar a acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso.

Tenha cuidado ao consumir o chá de barbatimão

Apesar de ser uma bebida altamente benéfica e rica em substâncias medicinais, o chá de barbatimão deve ser consumido com moderação. Isso porque, quando em excesso, ele pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes, como o ferro, e desequilibrar o organismo. Além disso, esse chá não é indicado para gestantes, pois pode surtir um efeito abortivo. Antes de iniciar o consumo frequente da bebida, a nossa dica é consultar um médico ou nutricionista. Assim não tem erro!

Como fazer chá de barbatimão?

Para preparar um chá de barbatimão bem terapêutico, a nossa dica é usar as cascas da planta (que têm um teor mais alto de taninos e outros compostos medicinais). As folhas, preferencialmente frescas, também podem ser usadas no preparo, pois são ricas em antioxidantes.

Ingredientes

– 1 colher de sopa de cascas de barbatimão

– 500 ml de água

Primeiro, coloque a água para ferver em uma panela. Quando começar a borbulhar, despeje as cascas de barbatimão, misture levemente, tampe o recipiente e apague o fogo. Deixe em infusão por pelo menos 10 minutos e, depois, é só coar e beber. Bem simples!