Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 17/09/2019

Para que serve o anis-estrelado e quais seus benefícios para a nossa saúde

Originário da China e do Vietnã, o anis-estrelado é uma planta medicinal fonte de nutrientes importantes e rica em propriedades terapêuticas: auxilia na saúde da pele, do cérebro, na digestão e fortalece o corpo contra gripes e resfriados. As sementes dessa planta têm o formato de estrela e são superaromáticas – usadas, inclusive, para fazer óleos essenciais. Quer aprender mais sobre essa árvore oriental e seus benefícios? Aqui nós listamos suas funções e separamos dicas para que você incorpore a planta ao seu estilo de vida. Confira!

Anis-estrelado é fonte de vitaminas do complexo B, auxiliando na saúde do sistema nervoso

Quando se trata de manter a saúde do cérebro e do sistema nervoso, o anis-estrelado (também chamado de anis-da-china) é um grande aliado. Isso porque ele é fonte de vitaminas do complexo B – conhecidas, justamente, por garantirem o bom funcionamento do cérebro, auxiliando na comunicação entre os nervos, por exemplo. Por isso, uma boa dica é incorporar o anis-estrelado à alimentação – ele pode ser usado no preparo de chás, molhos, geleias e outras receitas. Fica a dica!

Planta medicinal é fonte de fibras, auxiliando no processo de digestão

Para auxiliar no processo de digestão, o anis-estrelado também é um ótimo aliado, pois é fonte de fibras alimentares. Além disso, ele incentiva a produção de enzimas digestivas e auxilia no funcionamento do processo de digestão. Para quem sofre com problemas relacionados ao sistema digestivo, a nossa dica é criar o hábito de tomar o chá de anis-estrelado uma vez por dia – já ajuda bastante!

Anis-estrelado tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antissépticas e antibacterianas

Além de ser fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, o anis-estrelado também tem propriedades analgésicas, ajudando a aliviar dores de cabeça e de gases, por exemplo. Por atuar como anti-inflamatório e antisséptico, essa planta também é indicada para o tratamento de feridas, contusões e focos inflamados no corpo. Neste caso, o anis-estrelado pode ser aplicado diretamente na ferida – amenizando as dores e contribuindo para a recuperação do machucado.

Planta medicinal é ótima para tratar gripes, resfriados e doenças respiratórias

Outro ponto interessante do anis-estrelado é que ele ajuda no tratamento de gripes, resfriados e doenças respiratórias (como bronquite). Afinal, ele tem propriedades expectorantes e antibacterianas – ajudando, assim, na limpeza das vias respiratórias e no combate aos agentes causadores da doença. O mais indicado é tomar um chazinho de anis para tratar esses problemas e fortalecer o organismo.

Tome cuidado para não exagerar no consumo de anis-estrelado

Apesar de o anis-estrelado ser fonte de nutrientes importantes, ele não pode ser consumido de forma exagerada. Isso porque, nesse caso, ele pode causar náuseas, reações alérgicas e até intoxicar um pouco o organismo. Portanto, lembre-se de usar essa planta medicinal sempre de forma equilibrada, ok? Um chazinho por dia costuma ser o suficiente – lembrando que você pode alternar com outras ervas medicinais benéficas, como mulungu, hortelã, camomila e cavalinha.