Para que serve a vitamina B6? 8 alimentos ricos no nutriente bons para a saúde

Entre os alimentos ricos em vitamina B6, destacam-se o salmão e outros tipos de peixes (como o atum), que podem ser servidos com vegetais verde-escuros, que também são fontes desse nutriente
Entre os alimentos ricos em vitamina B6, destacam-se o salmão e outros tipos de peixes (como o atum), que podem ser servidos com vegetais verde-escuros, que também são fontes desse nutriente

Pertencente ao grupo das vitaminas do complexo B, a piridoxina (vitamina B6) é um micronutriente importante para o funcionamento do metabolismo celular e do sistema nervoso como um todo. A boa notícia é que esse composto está presente em uma série de alimentos - tanto de origem animal como vegetal. Aqui, nós preparamos uma matéria sobre os benefícios da vitamina B6 e os principais alimentos fontes do micronutriente que não podem faltar na sua dieta por serem bons para a sua saúde.

Afinal, para que serve a vitamina B6?

A vitamina B6 cumpre funções fundamentais no organismo: atua na produção dos glóbulos vermelhos (hemácias), de neurotransmissores (mensageiros químicos liberados pelos neurônios) e ainda contribui para o metabolismo dos aminoácidos, proteínas e gorduras. Ou seja, o micronutriente é indispensável para o bom funcionamento dos sistemas nervoso, imunológico e digestivo.

Na prática, a vitamina B6 também ajuda muito a evitar sintomas de TPM e a prevenir problemas como depressão e ansiedade. Isso porque o nutriente é importante para o controle da serotonina - que, por sua vez, atua como neurotransmissor responsável pelo bom humor. A vitamina ainda mantém a imunidade fortalecida e é uma aliada da saúde do coração. Para ter um estilo de vida saudável, o ideal é ingerir entre 1,3 e 1,5 mg de vitamina B6 por dia - por isso, é importante incluir alimentos fontes desse nutriente no cardápio diário.

Quais são os alimentos ricos em vitamina B6?

Para incluir alimentos ricos em vitamina B6 na dieta, é muito importante montar um cardápio variado, colorido e o mais natural possível. Miúdos como fígado de boi, peixes e frutos do mar (salmão e camarão) e oleaginosas são fontes fundamentais desse nutriente. Por isso, a nossa sugestão é incluí-los ao máximo na dieta. Para fazer isso da melhor forma possível, o ideal é consultar um nutricionista para montar um plano alimentar completo.

1. Fígado tem alto teor de ferro e vitamina B6

Por ser rico em ferro e vitamina B6, o fígado é considerado um ótimo alimento para prevenir e tratar anemia. Além disso, esse tipo de miúdo fornece proteínas, outras vitaminas e minerais importantes para a imunidade.

2. Salmão é fonte de vitaminas do complexo B e ômega 3

Como a maioria dos peixes, o salmão se destaca por ser fonte de proteínas, gorduras boas (como o ômega 3), cálcio, vitaminas B6 e D. Ou seja, é muito importante para a saúde de ossos, músculos e dos sistemas nervoso e imunológico.

3. Frango tem proteínas e vitamina B6

Considerado uma fonte importante de proteínas, o frango também se destaca por ser rico em vitaminas B3, B6, gorduras boas, zinco, selênio e outros minerais importantes para a saúde do organismo como um todo.

4. Camarão é um fruto do mar rico em ômega 3, vitaminas B6 e B12

Você sabia que o camarão também é fonte importante de vitamina B6? Além disso, o fruto do mar é rico em ômega 3, proteínas, selênio, ferro e vitamina B12, sendo um grande aliado para a saúde do sistema nervoso. É importante, no entanto, que o alimento seja consumido com moderação.

5. Avelã é rica em gorduras boas, vitamina B6 magnésio e fósforo

Pertencente ao grupo das oleaginosas, a avelã também é considerada uma fonte importante de vitamina B6. Além disso, ela é rica em gorduras boas, magnésio e fósforo, sendo indispensável para a saúde dos sistemas cardiovascular e nervoso.

6. Nozes têm alto teor de antioxidantes e vitamina B6

As nozes também são muito indicadas para melhorar a saúde do cérebro e do coração, pois têm alto teor de vitamina B6, ômega 3 e agentes antioxidantes, importantes para o fortalecimento da imunidade.

7. Castanhas fornecem vitamina B6 e ajudam a baixar o colesterol

As castanhas de uma forma geral são fontes de gorduras boas, vitamina B6, fósforo, magnésio e outros nutrientes importantes, que ajudam a regular os níveis de colesterol e o índice glicêmico.

8. Banana é rica em vitamina B6 e potássio

Além de ser uma fruta rica em potássio - muito indicada para quem pratica exercícios físicos regularmente -, a banana também é fonte importante de vitamina B6, fibras e antioxidantes que fazem bem para a saúde dos sistemas digestivo e circulatório.

Bônus: vegetais e leguminosas também são fontes de vitamina B6

Além dos peixes, carnes e oleaginosas, que são ricos em vitamina B6, existem outras categorias de alimentos que se destacam por esse quesito. Vegetais como espinafre, agrião, quiabo e repolho roxo, por exemplo, são fontes importantes desse micronutriente e podem estar presentes na dieta de todos - inclusive de veganos e vegetarianos. Além disso, tomate, melancia, alho e leguminosas como a lentilha fornecem uma boa quantidade da vitamina. A nossa sugestão é apostar em receitas (como saladas, refogados, risotos etc.) para incluir esses alimentos na dieta.

Receitas:
Salmão
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