Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Planta ora-pro-nóbis: conheça seus benefícios para a saúde e para o que ela serve
Taeq Indica 20/12/2023

Planta ora-pro-nóbis: conheça seus benefícios para a saúde e para o que ela serve

Na busca por uma vida mais saudável, aproveitar os tesouros da biodiversidade brasileira é uma estratégia das mais saborosas. E entre as maravilhas deste mundo está a ora-pro-nóbis, ou orabrobó, uma planta que tem ganhado destaque por suas propriedades nutricionais.

Mas você sabe para que serve a ora-pro-nóbis? E qual o melhor jeito de consumi-la? Para tirar de vez suas dúvidas, preparamos este guia completo: vamos explorar tudo sobre este vegetal riquíssimo, desde seu valor nutricional até as formas mais eficazes de uso.

O que é e para que serve a ora-pro-nóbis?

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma planta nativa do Brasil, conhecida por suas folhas ricas em nutrientes.

Faz parte das PANCs, as plantas alimentícias não convencionais, sendo cada vez mais utilizadas na culinária e na medicina popular devido às suas propriedades benéficas para a saúde.

Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, a ora-pro-nóbis é uma excelente opção para complementar a alimentação de forma saudável.

Qual é o valor nutricional da ora-pro-nóbis?

É uma fonte de nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada. A seguir, apresentamos a tabela nutricional com os principais componentes encontrados em 100 gramas desta planta:

Nutrientes Quantidades por 100g
Energia total 30 kcal
Proteínas 2,7g
Fibras 4,5g
Vitamina C 9,8mg
Cálcio 15mg
Ferro 7,1mg
*Fonte: Sistema Brasileiro de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira

Quais são os benefícios da ora-pro-nóbis?

Ela oferece uma variedade de vantagens para a saúde. Confira alguns dos principais benefícios associados ao consumo dessa planta:

1. Suporte ao sistema imunológico

A ora-pro-nóbis é rica em vitaminas A, C e do complexo B, um poderoso combo que fortalece o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças.

2. Melhora a digestão

Graças à alta concentração de fibras, a planta promove a saúde digestiva, auxiliando na regularidade intestinal e prevenindo problemas como a constipação.

3. Alto teor de proteínas vegetais

É fonte de proteínas de origem vegetal, essenciais para o crescimento, reparo e manutenção dos tecidos do corpo. Excelente opção para vegetarianos e veganos em busca de substituição à carne, ovos e leite, por exemplo.

4. Propriedades detox, com ação antioxidante e anti-inflamatória

Possui propriedades antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças crônicas. Além disso, funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural.

5. Regulação da pressão arterial

Contém potássio, um mineral que auxilia na regulação dos níveis de pressão sanguínea, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Mão de uma pessoa despeja fio de óleo em frigideira com ora-pro-nóbis, representando os benefícios da planta

6. Controla os níveis de glicose

A planta pode ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue, sendo benéfica para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a condição.

7. Fortalece a saúde óssea

Rica em cálcio e fósforo, a ora-pro-nóbis contribui para a saúde dos ossos e dentes.

8. Benefícios para a pele

A combinação de nutrientes promove a saúde da pele, auxiliando na regeneração celular. Um elemento-chave para isso é o ferro, que é o responsável pelo transporte de oxigênio nas células, auxiliando na produção de colágeno e elastina.

9. Prevenção de anemia

O alto teor de ferro na ora-pro-nóbis é benéfico para a prevenção e tratamento da anemia.

10. Suporte ao coração

Contribui para a saúde cardiovascular, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas.

11. Apoio à cicatrização

A presença de vitamina C e proteínas na planta pode auxiliar no processo de cicatrização de feridas e lesões.

12. Saúde ocular

Contém carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que são benéficos para a saúde dos olhos.

13. Apoio ao controle de peso

As fibras presentes na ora-pro-nóbis promovem a sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite e na manutenção de um peso saudável.

Tigela larga com ora-pro-nóbis sobre uma superfície de palha

Quais as doenças que o ora-pro-nóbis cura?

Devido à sua rica composição nutricional, a ora-pro-nóbis pode oferecer benefícios para a saúde e auxiliar no tratamento de diversas condições quando incorporada a uma alimentação equilibrada e acompanhamento médico adequado.

Algumas das doenças em que o consumo de ora-pro-nóbis pode ajudar incluem:

  • diabetes;
  • problemas ósseos;
  • doenças de pele;
  • anemia;
  • melhora em questões cardiovasculares.

No entanto, é importante ressaltar que a ora-pro-nóbis não é uma cura para doenças. O consumo do vegetal deve ser parte de uma abordagem integrada e não substitui, sozinho, tratamentos médicos convencionais.

Sempre consulte um profissional de saúde antes de fazer mudanças significativas em sua alimentação ou tratamento.

Quem não pode usar ora-pro-nóbis?

Embora seja uma planta extremamente nutritiva, algumas pessoas podem apresentar alergias ou intolerâncias a seus componentes. Por isso, é recomendável consultar um médico antes de incluí-la na alimentação, especialmente:

  • gestantes;
  • lactantes;
  • pessoas com condições médicas específicas.

Qual é o melhor jeito de consumir ora-pro-nóbis?

Existem diversas maneiras de incorporá-la na alimentação, seja em saladas, sucos, sopas ou preparações cozidas. É importante lembrar de higienizar bem as folhas antes do consumo para garantir a segurança alimentar.

A ora-pro-nóbis é uma valiosa aliada para quem busca uma vida mais saudável, graças à sua rica gama de propriedades nutricionais. Ao incluí-la de forma consciente e equilibrada em sua alimentação, você dará, certamente, um passo importante em direção ao bem-estar e à saúde.