Para que serve a luteína? Entenda sua importância para o nosso corpo

Para incluir a luteína na alimentação, o mais indicado é comer vegetais verdes folhosos (como o espinafre) e gema de ovo
Para incluir a luteína na alimentação, o mais indicado é comer vegetais verdes folhosos (como o espinafre) e gema de ovo
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

Presentes em vegetais verdes, vermelhos, amarelos, alaranjados e outros, os carotenoides são fitonutrientes indispensáveis para o organismo - protegem as células contra o estresse oxidativo, melhoram o metabolismo e fortalecem a imunidade. A luteína, em especial, é um tipo de carotenoide de forte ação antioxidante que deve estar presente na dieta de todos. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel, que falou mais sobre as particularidades da luteína: para que serve, quais são seus benefícios e principais fontes.

Para que serve a luteína?

Assim como a zeaxantina, a luteína é uma substância não produzida naturalmente pelo organismo. Por isso, de acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, é fundamental consumir alimentos ricos nesse carotenoide - afinal, ele cumpre funções indispensáveis para a saúde. "A luteína é uma substância chamada carotenoide, um composto com pigmentação amarela (mas que pode estar presente em ) e que se solubiliza em gorduras. Ela é muito importante para o organismo, principalmente no âmbito da saúde ocular e atua contra o envelhecimento precoce da pele, considerada um potente antioxidante", explica a profissional.

Quais são os alimentos ricos em luteína?

Para preservar a mácula ocular (evitar problemas de visão), melhorar a saúde da pele, dos cabelos, inibir os radicais livres e otimizar o metabolismo, é importante manter um bom nível de carotenoides na alimentação. O recomendado, por exemplo, é ingerir cerca de 15 mg de luteína por dia para evitar possíveis problemas de saúde. De acordo com a nutricionista, as principais fontes dessa substância são: "Gema de ovos, milho, couve, brócolis, rúcula, espinafre, mostarda, chicória, aipo, alface e agrião. Ao menos 2 desses alimentos devem estar na alimentação diária para oferecer uma boa fonte de luteína para o corpo", recomenda.

Você sabia que, em alguns casos, também é necessário fazer suplementação de luteína? De acordo com Cristiane Coronel, é importante ter os exames em dia - e consultar regularmente profissionais da saúde - para evitar possíveis deficiências nutricionais. "A suplementação de luteína é necessária quando a pessoa não faz o consumo adequado das fontes alimentares desse carotenoide. É necessária uma avaliação por nutricionista para saber a necessidade de suplementação e como fazer", afirma.

A nutricionista ainda destaca que a carência extrema de luteína pode ser bastante prejudicial para a saúde - por isso, é importante atentar para haver um consumo equilibrado do carotenoide. "A falta dessa substância no corpo, pode causar envelhecimento precoce da pele, queda do sistema imunológico e aparecimento precoce de catarata. A suplementação de luteína quase não apresenta efeitos colaterais nem dosagem de toxicidade. O que se pode notar é um possível amarelamento da pele e dos olhos com seu excesso", finaliza Cristiane.

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