Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve a folha de abacate? Veja motivos para não desperdiçá-la
Guia Culinário 29/05/2020

Para que serve a folha de abacate? Veja motivos para não desperdiçá-la

Já pensou em aproveitar integralmente o abacate e não desperdiçar as folhas da fruta? Se a resposta for não, aqui vai uma dica de ouro: o chá de folhas secas do abacateiro tem várias propriedades medicinais e reúne diversos benefícios para o organismo. Além dele, há outros motivos pelos quais você não deveria descartar as folhas do abacate. Dá uma olhada na matéria para saber mais!

Folha do abacate é rica em ferro, zinco, fósforo, potássio, e outros minerais importantes

Por ser rica em 7 dos 12 minerais fundamentais para o organismo, a folha do abacate agrega diversos benefícios para saúde e definitivamente não deve ser jogada no lixo. Ela é fonte de ferro (mineral que ajuda a prevenir a anemia), reúne as propriedades antioxidantes do zinco, é rica em cálcio, magnésio e manganês (importantes para os ossos e músculos) e também conta com boas doses de fósforo e potássio.

Alimento é fonte de proteínas, nutriente responsável por manter cabelos e unhas saudáveis

As folhas do abacate também possuem um outro nutriente fundamental para corpo: as proteínas. Elas são as grandes responsáveis pela construção, reparação e desenvolvimento do nosso tecido ósseo corporal – ajudando no fortalecimento de unhas e cabelos. Ou seja, comer alimentos ricos na substância é fundamental para desenvolver a parte física do corpo e para regular as funções do organismo.

Folhas do abacateiro também apresentam flavonoides em sua composição, evitando o desenvolvimento de doenças como o câncer

Presente em alimentos como cebola, maçã e uva, os flavonoides são antioxidantes que ajudam a manter o organismo protegido de radicais livres. Eles reduzem o estresse oxidativo protegendo as células do corpo, sendo essenciais, por exemplo, para prevenir doenças como câncer e Alzheimer.

Chá de folhas do abacate tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas e vermífugas

Outra vantagem das folhas do abacateiro, é que elas são donas de propriedades anti-inflamatórias, digestivas e diuréticas que ajudam, respectivamente, a cicatrizar o organismo, diminuir a retenção de líquido e combater a constipação. Além disso, elas também ajudam a combater os vermes intestinais devido às características vermífugas da planta, favorecendo ainda mais o trânsito intestinal.

Para aproveitar esses benefícios, basta fazer um chá com 2 ou 3 folhas secas da fruta e tomá-lo pelo menos 1 vez por dia.