Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pão, torrada… Saiba as melhores combinações para as geleias sem açúcar
Guia Culinário 19/05/2017

Pão, torrada… Saiba as melhores combinações para as geleias sem açúcar

As geleias são alimentos gostosos, nutritivos e o melhor? Livres de açúcar! A versão saudável desse produto caiu na graça de quem não abre mão de uma alimentação equilibrada e cheia de sabor. Além disso, para os apreciadores das geleias, o que não falta é uma variedade grandiosa de sabores disponíveis nas prateleiras dos supermercados para combinar com os mais diversos alimentos! Confira as melhores uniões da geleia sem açúcar no seu dia a dia!

Morango, damasco, framboesa, goiaba, laranja… Tem sabor para todos os gostos! Feitas à base de frutas, as geleias sem açúcar se tornam uma boa fonte de nutrientes para o nosso organismo. Vitamina C, fibras alimentares e uma quantidade considerável de agentes antioxidantes são algumas das substâncias encontradas nesses alimentos. Segundo a nutricionista Sheila Basso, para combinar as geleias no dia a dia basta um pouco de criatividade:

“Você pode consumir pão, biscoito e torrada de preferência integral com uma ponta de faca de geleia sem açúcar. Dê preferência às geleias caseiras ao invés das industrializadas. Pode, por exemplo, comer no café da manhã ou lanche da tarde duas torradas com geleia, inclusive com uma fina fatia de queijo branco”, indica a profissional.

Veja as melhores combinações com geleias para sua alimentação

1 – Geleia de morango com panqueca: Quer ter um café da manhã caprichado? Prepare deliciosas panquecas integrais e cubra-as com morango e geleia da fruta. As panquecas são ricas em fibras alimentares que ajudam a proporcionar saciedade e garantem energia para começar bem o dia!

2 – Tapioca com queijo e geleia de goiaba: A iguaria fitness pode ser preparada das mais diversas maneiras, dentre elas, acrescentando uma deliciosa geleia sem açúcar de goiaba e queijo. A dupla conhecida como “romeu e julieta” pode ser uma suculenta sobremesa ou um lanchinho no meio da tarde.

3 – Mingau gelado de aveia com geleia de frutas vermelhas: Como sobremesa ou um lanchinho no início da noite, essa receita traz a sensação de um cheesecake saudável e extremamente saboroso. Essa união é uma poderosa fonte de fibras alimentares importantes para nossa alimentação, fazendo com que o trânsito intestinal funcione de maneira correta.

4 – Torrada integral com queijo minas e geleia de damasco: Para quem gosta de praticidade no dia a dia, basta cortar umas fatias de queijo, separar uma porção de geleia de damasco e montar da forma que achar melhor. Fonte de vitamina A, a geleia sem açúcar de damasco é uma boa opção para melhorar a saúde dos olhos, prevenindo a degeneração muscular.

Geleia sem açúcar para diabéticos ou intolerantes à glicose

As geleias sem açúcar e orgânicas são boas opções para compor a alimentação saudável de pessoas portadoras de diabetes ou propensas à doença por serem compostas apenas do açúcar da fruta. Além disso, para quem deseja diminuir os níveis de glicose no sangue para uma dieta de perda de peso, por exemplo, o alimento irá tornar a alimentação mais saborosa e menos calórica.

Consulte um profissional – Antes de modificar a sua alimentação, procure ajuda de um nutricionista para que ele monte um cardápio que atenda às necessidade nutricionais do seu organismo.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri