Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pão de tapioca: como fazer pão sem glúten e sem lactose
Guia Culinário 17/02/2022

Pão de tapioca: como fazer pão sem glúten e sem lactose

Você já pensou em preparar pão de tapioca para substituir o pão tradicional de farinha? Quando o objetivo é cortar o glúten, essa é uma excelente opção! O que muita gente não sabe, no entanto, é que a tapioca na verdade tem uma quantidade maior de carboidratos e funciona como fonte de energia mais rápida. Por isso, ela não deve ser utilizada em cardápios low carb, por exemplo.

Ainda assim, pães e outras massas feitas com gomas de tapioca podem trazer uma série de benefícios e ficam bem saborosas. Aqui, nós ensinamos como fazer pão de tapioca de forma simples para quem tem intolerância ao glúten e à lactose. Vale a pena conferir!

Receita de pãozinho de tapioca simples e nutritivo

Se você gosta de fazer pães caseiros, não pode deixar de experimentar essa versão com goma de tapioca . Aqui, em vez de usar farinha de trigo, de aveia ou de linhaça, a ideia é fazer uma massa com goma de tapioca, ovo e leite – ingredientes que, combinados, dão liga na massa.

Para que o resultado fique realmente saboroso, é importante usar uma tapioca de qualidade e acertar nas proporções dos ingredientes. A Taeq, por exemplo, tem uma tapioca soltinha que não precisa peneirar e é livre de glúten. Para fazer um pão sem lactose, uma boa dica é usar o leite zero lactose Taeq e evitar o uso de outros laticínios no preparo. Confira o nosso passo a passo:

Ingredientes

– 300 g de Tapioca Soltinha Taeq

-250 ml de leite zero lactose Taeq

– 1 ovo Taeq

– 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem orgânico Taeq

– ¼ Colher (chá) de sal

– 1 colher de sobremesa de sementes de chia Taeq

– Plástico filme

– 1 gema de ovo orgânico Taeq

Para começar, coloque a tapioca em uma travessa larga e espalhe bem. A ideia é que os grãos fiquem bem espaçados.

Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por entre 15 e 20 minutos. Assim, a tapioca fica bem mais seca e em forma de bloquinhos grudados e crocantes.

Em uma bacia, despeje o leite, adicione o ovo, o azeite, o sal e as sementes de chia. Misture bem com um fouet ou colher e, em seguida, despeje a tapioca na mistura.

Mexa bem com uma colher, até que a massa fique uniforme e tampe tudo com o plástico filme. Leve para a geladeira por 35 minutos para que a tapioca fique hidratada.

Passado esse tempo, sove a massa com as mãos para deixá-la mais homogênea e macia.

Modelos os pães no formato que desejar e posicione-os em cima de uma assadeira untada. faça um corte reto no topo de cada pão e, então, pincele um pouco de gema em cima.

Leve para assar no forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos ou até os pães ficarem bem dourados. Coma quando eles ainda estiverem quentinhos e pronto!

Obs: para quem não tem intolerância ao glúten e gosta de queijos, uma boa dica é acrescentar 1 colher de sopa de parmesão para dar mais sabor à massa.

Quais os benefícios do pão de tapioca?

Além de ser rico em carboidratos (que fornecem energia para o corpo), o pão de tapioca é fonte de outros nutrientes importantes: cálcio, potássio e ainda é tem baixo teor de sódio e é livre de glúten, sendo uma ótima opção para os celíacos.

Ao ser incrementada com sementes de chia, a receita de pãozinho de tapioca fica mais rica em fibras alimentares, proteínas, ácidos graxos (ômega 3 e 6) e antioxidantes. Esses nutrientes são importantes para a digestão e melhoram a saúde dos sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico, por exemplo.

Como consumir pãozinho de tapioca no dia a dia

Existem diferentes formas de consumir o pão de tapioca no dia a dia – além de incrementá-lo com frios e saladas para comer no lanche, você pode consumi-lo junto com sopas, geleias, pastas de abacate, cremes de legumes e outros.

A receita de requeijão de inhame, por exemplo, é perfeita para incrementar esse pãozinho – fornece uma quantidade maior de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. O mesmo serve para a sopa de ervilha fria, que é refrescante, nutritiva e fica ainda mais saborosa com o pão de tapioca. Vale a pena experimentar essas combinações!